dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Schwaab, Silvia Guareschi | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T12:54:40Z | |
dc.date.available | 2019-05-08T12:54:40Z | |
dc.date.issued | 2009-08-25 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16454 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aimed at investigating managers’ view about Arts discipline in the
curricular organization. It also aimed at verifying the construction of Politic-
Pedagogical Project (PPP) of searched schools and understanding how the
management is related to Arts discipline. The research was structured based on a
qualitative approach, using a Multicases Study that had as participants two
managers. The data search had as instrument a semi-structured interview and as
register a field diary. With the data, for its analysis, it was used Content Analysis
technique. The data analysis contemplates meanings interpretation of what the
research participants attribute to the reality, as well to the context where they are.
The categories were: views about democratic management and views about Arts
discipline. It considers that an education on arts based on production of only practical
proposals, as a mere artistic illustration for the knowledge obtained in other
disciplines; do not contemplate a project of democratic and participative
management. It can serve to an educational management view and to the
preparation for some students that stand out in the artistic practical production for the
market. Finally, it presents a visual culture proposal as partner of a educational
management view. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação das artes | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Arts education | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Culture | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Modos de ver a arte na escola: contribuições para uma gestão escolar democrática e participativa | por |
dc.title.alternative | Ways of viewing arts at school: contributions for a democratic and participative management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo buscou investigar a visão dos gestores a respeito da disciplina de artes
na organização curricular. Objetivou, igualmente, verificar de que forma se dá a
construção do PPP (Projeto Político-Pedagógico) das escolas pesquisadas e
entender de que forma a gestão se relaciona com a disciplina de artes. Diante disso,
estruturou-se a pesquisa na abordagem qualitativa utilizando-se um Estudo
Multicasos, que teve como participantes um gestor da equipe diretiva de uma escola
municipal e um gestor da equipe diretiva de uma escola estadual, ambas do
município de Santa Maria/RS. O levantamento dos dados da pesquisa teve como
instrumento a entrevista semi-estruturada, e como registro o diário de campo. De
posse desses dados, para sua análise utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo.
A análise dos dados obtidos contempla a interpretação dos sentidos que os
participantes da pesquisa atribuem à realidade, bem como o contexto em que eles
estão inseridos. As categorias elencadas foram: Visões sobre gestão democrática e
Visões sobre a disciplina de artes. Considera-se que uma educação em artes
voltada para a produção apenas de propostas práticas, como uma mera ilustração
artística para os conhecimentos obtidos em outras disciplinas, não dá conta de
abarcar um projeto de gestão democrática e participativa. Ela pode sim, servir a uma
visão de administração educacional, e preparar alguns alunos que se destacam na
produção da prática artística para o mercado. Por fim, apresenta-se a proposta da
cultura visual, como parceira de uma visão de gestão educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |