Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorSchwaab, Silvia Guareschi
dc.date.accessioned2019-05-08T12:54:40Z
dc.date.available2019-05-08T12:54:40Z
dc.date.issued2009-08-25
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16454
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aimed at investigating managers’ view about Arts discipline in the curricular organization. It also aimed at verifying the construction of Politic- Pedagogical Project (PPP) of searched schools and understanding how the management is related to Arts discipline. The research was structured based on a qualitative approach, using a Multicases Study that had as participants two managers. The data search had as instrument a semi-structured interview and as register a field diary. With the data, for its analysis, it was used Content Analysis technique. The data analysis contemplates meanings interpretation of what the research participants attribute to the reality, as well to the context where they are. The categories were: views about democratic management and views about Arts discipline. It considers that an education on arts based on production of only practical proposals, as a mere artistic illustration for the knowledge obtained in other disciplines; do not contemplate a project of democratic and participative management. It can serve to an educational management view and to the preparation for some students that stand out in the artistic practical production for the market. Finally, it presents a visual culture proposal as partner of a educational management view.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação das artespor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectArts educationeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleModos de ver a arte na escola: contribuições para uma gestão escolar democrática e participativapor
dc.title.alternativeWays of viewing arts at school: contributions for a democratic and participative managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo buscou investigar a visão dos gestores a respeito da disciplina de artes na organização curricular. Objetivou, igualmente, verificar de que forma se dá a construção do PPP (Projeto Político-Pedagógico) das escolas pesquisadas e entender de que forma a gestão se relaciona com a disciplina de artes. Diante disso, estruturou-se a pesquisa na abordagem qualitativa utilizando-se um Estudo Multicasos, que teve como participantes um gestor da equipe diretiva de uma escola municipal e um gestor da equipe diretiva de uma escola estadual, ambas do município de Santa Maria/RS. O levantamento dos dados da pesquisa teve como instrumento a entrevista semi-estruturada, e como registro o diário de campo. De posse desses dados, para sua análise utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo. A análise dos dados obtidos contempla a interpretação dos sentidos que os participantes da pesquisa atribuem à realidade, bem como o contexto em que eles estão inseridos. As categorias elencadas foram: Visões sobre gestão democrática e Visões sobre a disciplina de artes. Considera-se que uma educação em artes voltada para a produção apenas de propostas práticas, como uma mera ilustração artística para os conhecimentos obtidos em outras disciplinas, não dá conta de abarcar um projeto de gestão democrática e participativa. Ela pode sim, servir a uma visão de administração educacional, e preparar alguns alunos que se destacam na produção da prática artística para o mercado. Por fim, apresenta-se a proposta da cultura visual, como parceira de uma visão de gestão educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto