Avaliação como construção coletiva: ação-reflexão-ação na Escola de Ensino Médio São José - Constantina/RS
Resumen
A situação atual das reprovações e evasão escolar no Brasil ainda é preocupante.
Essa situação não é nova, persiste por décadas e décadas. Mesmo com todo o
esforço do estado em garantir a universalização da educação, ainda se tem muita
dificuldade em universalizar o conhecimento, a aprendizagem. Nos últimos anos
evoluiu-se bastante, passou-se de um sistema de gestão administrativa para um
sistema de gestão democrática, valorizando a efetiva participação da população nos
rumos da escola. Isso fez com que melhorasse a visão e a maneira de encarar a
avaliação e aprendizagem dando uma contribuição para esse debate. O objetivo
dessa monografia é analisar o processo de construção do Projeto Político
Pedagógico na Escola Estadual de Ensino Médio São José de Constantina,
revisando a forma como foi construído o projeto político pedagógico, com ênfase
para o tema da avaliação. Analisou-se também como o tema da avaliação é tratado
no projeto e seus desdobres no dia a dia da escola. A primeira parte trata da forma
de gestão escolar e como transcorreu o debate e a formulação do item referente à
avaliação; como ocorre no dia a dia a avaliação, quais os resultados alcançados e
estratégias adotadas para conseguir os objetivos traçados no Projeto Político
Pedagógico e, por fim, se analisou as diferentes interpretações sobre o tema da
avaliação na escola e entre os estudiosos do tema. Para isso, ouviu-se a opinião dos
responsáveis pela aplicação do Projeto Político Pedagógico na escola em estudo.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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