O projeto político pedagógico como referencial da gestão democrática
Resumen
A presente pesquisa buscou analisar o modo como a democracia vem sendo
percebida nas escolas e se, de fato, ela é exercida, tendo como temática o Projeto
Político-Pedagógico e a Gestão Democrática. O trabalho procurou apresentar um
levantamento histórico, de cunho crítico, acerca da relação entre os documentos que
norteiam a gestão educacional e sua preocupação-incorporação-integração da ideia
de democracia. Para tanto, desenvolveu-se uma análise documental, em uma escola
da rede estadual de ensino, no município de Faxinal do Soturno/RS. Utilizou-se da
análise comparativa de dois documentos: o Regimento Escolar (1988) e (2008) e o
Projeto Político Pedagógico (2012). Por meio desta análise verificou-se que para a
democracia ser percebida como elemento importante, nas ações e relações da
escola, foi preciso percorrer um longo caminho histórico. Somente no final dos anos
1990 e início dos anos 2000 com o surgimento do Projeto Político-Pedagógico, é
que as ações da escola passam a ser sustentadas por uma gestão democrática,
onde o Projeto Político-Pedagógico é elaborado com a participação de todos os
membros da comunidade escolar. Foi evidenciado, portanto, um conceito de
democracia capaz de enaltecer a importância do Projeto Político-Pedagógico na
consolidação da escola como um espaço democrático. Ainda que haja uma
preocupação legítima em desenvolver a proposta do Projeto Político-Pedagógico,
constatou-se que existem algumas limitações entre o discurso do documento e a
prática diária da escola. Dentre elas, destacam-se a falta de comprometimento por
parte de alguns segmentos, principalmente, dos pais, nas ações e tomada de
decisões da escola e, também, uma desvalorização do Projeto Político-Pedagógico
por parte dos docentes, fato que muitas vezes, vem comprometer a qualidade da
prática pedagógica do professor.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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