dc.contributor.advisor | Azambuja, Guacira de | |
dc.creator | Menezes, Regiane Silva de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T16:32:59Z | |
dc.date.available | 2019-05-08T16:32:59Z | |
dc.date.issued | 2017-11-27 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16464 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | With the inclusion of children with disability in Early Childhood Education in common schools, we
noted the importance of investigating about how the academic productions, published in the year of
2000 to 2016, from the Post-Graduation Program in Education (Programa de Pós Graduação em
Educação – PPGE), from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), has contemplated the
thematic Inclusion in Early Childhood Education. Thus, the present study aimed to know the academic
production of PPGE – UFSM published in the year of 2000 to 2016 about the Inclusion in Early
Childhood Education. The methodology of research adopted was the bibliographic which used as
source of data collection the collection of Virtual Library of UFSM. As result, we identified that the
productions gave more relevance to the theme of inclusion, as the relations between family and
school, interactions between the children with and without disability and its implications in the
constitution of the subject, and the investigation of the school practices. Only four productions
addressed the thematic of this work entirely, bringing valuable contributions for the understanding of
how it is important that the schooling of the target audience of Special Education starts in Early
Childhood Education. Therefore, we observe the scarcity of study productions about the referred
thematic. Before this finding, we hope that this study collaborates to foster not only critics and
questionings, but also the reflection about the theme, with the purpose of promoting the continuity of
investigation about the inclusion in Early Childhood Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | A inclusão escolar na educação infantil um mapeamento das produções do PPGE – UFSM de 2000 à 2016 | por |
dc.title.alternative | The school inclusion in early childhood education a mapping of the productions of PPGE – UFSM from 2000 to 2016 | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | Com a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil em escolas comuns, notou-se a
importância de investigar sobre como as produções acadêmicas, publicadas no ano de 2000 à 2016,
do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), têm contemplado a temática Inclusão na Educação Infantil. Sendo assim, o presente estudo
teve como objetivo conhecer a produção acadêmica do PPGE - UFSM publicadas no ano de 2000 à
2016 acerca da Inclusão na Educação Infantil. A metodologia de pesquisa adotada foi a bibliográfica
que utilizou como fonte de coleta de dados o acervo da Biblioteca Virtual da UFSM. Como resultado,
identificou-se que as produções deram maior relevância ao tema da inclusão, como as relações entre
família e escola, interações entre crianças com e sem deficiência e suas implicações na constituição
do sujeito, e a investigação das práticas escolares. Somente quatro produções abordaram a temática
deste trabalho por completo, trazendo contribuições valiosas para o entendimento do quanto é
importante que a escolarização do público-alvo da Educação Especial comece na Educação Infantil.
Portanto, observa-se a escassez das produções de estudos sobre a referida temática. Frente à esta
constatação, espera-se que este estudo colabore para fomentar não só críticas e questionamentos,
mas também a reflexão acerca do tema, com o propósito de promover ar continuidade à investigação
a respeito da inclusão na Educação Infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |