dc.contributor.advisor | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.creator | Delfino, Luzia Valdenice de Matos | |
dc.date.accessioned | 2016-05-25T12:46:41Z | |
dc.date.available | 2016-05-25T12:46:41Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Necessidades especiais | por |
dc.subject | Preconceito | por |
dc.title | Educação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Teófilo Otoni, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve por objetivo conhecer as várias faces das deficiências bem como
suas restrições e capacidade de se capacitar para compreender e se integrar com
todos os seres humanos de forma a evitar rotulações e preconceitos. A metodologia
utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica do tipo exploratória. Salientou-se a
necessidade de educadores comprometidos em atuar de forma equilibrada e
consciente no atendimento aluno com necessidades educacionais especiais de
modo a evitar preconceitos, rotulação e estigmatização. Constatou-se que o dever
da escola é de mudar a estrutura do prédio e se adequar, de se ajustar para dar um
atendimento especializado e de qualidade ao aluno com necessidades educacionais
especiais. Concluiu-se que para que se possa ter uma escola inclusiva
verdadeiramente atuante, é necessário apostar no desenvolvimento da escola
comum, que exige recursos, tempo, instalações dignas, lideranças positivas e
professores motivados para encarar esse novo desafio. Para esta mudança,
provavelmente, o maior obstáculo está dentro de cada um, seja nas atitudes, seja
nos medos. É tempo de mudar as escolas, as atitudes, os pensamentos, o ambiente
como um todo, pois inclusão significa transformação e os professores precisam
conscientizar-se de que o seu papel é educar os alunos, não os que escolhem, mas
os que até eles chegam. A inclusão implica em uma mudança de paradigma
educacional, que gera uma reorganização das práticas escolares. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |