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dc.contributor.advisorPavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.creatorDelfino, Luzia Valdenice de Matos
dc.date.accessioned2016-05-25T12:46:41Z
dc.date.available2016-05-25T12:46:41Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1647
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectNecessidades especiaispor
dc.subjectPreconceitopor
dc.titleEducação inclusiva: discutindo novos paradigmas a partir da trajetória formativa de um professor surdopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Teófilo Otoni, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RSpor
dc.description.resumoEssa pesquisa teve por objetivo conhecer as várias faces das deficiências bem como suas restrições e capacidade de se capacitar para compreender e se integrar com todos os seres humanos de forma a evitar rotulações e preconceitos. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica do tipo exploratória. Salientou-se a necessidade de educadores comprometidos em atuar de forma equilibrada e consciente no atendimento aluno com necessidades educacionais especiais de modo a evitar preconceitos, rotulação e estigmatização. Constatou-se que o dever da escola é de mudar a estrutura do prédio e se adequar, de se ajustar para dar um atendimento especializado e de qualidade ao aluno com necessidades educacionais especiais. Concluiu-se que para que se possa ter uma escola inclusiva verdadeiramente atuante, é necessário apostar no desenvolvimento da escola comum, que exige recursos, tempo, instalações dignas, lideranças positivas e professores motivados para encarar esse novo desafio. Para esta mudança, provavelmente, o maior obstáculo está dentro de cada um, seja nas atitudes, seja nos medos. É tempo de mudar as escolas, as atitudes, os pensamentos, o ambiente como um todo, pois inclusão significa transformação e os professores precisam conscientizar-se de que o seu papel é educar os alunos, não os que escolhem, mas os que até eles chegam. A inclusão implica em uma mudança de paradigma educacional, que gera uma reorganização das práticas escolares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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