Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorD'Andrea, Crystina Di Santo
dc.creatorSchies, Silvana Silveira
dc.date.accessioned2019-05-09T12:52:09Z
dc.date.available2019-05-09T12:52:09Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16495
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis research aims to study the course of teacher training at secondary level, the Normal course and show the advantages for teachers that go through this stage of career education and curricular Normal Course from its founding in 1890 until 2013. Through this study, we intend to clarify the need for an overhaul of the National Curriculum Bases of Normal Course to improve the quality of teacher training in high school and later joining the college for training teachers of the early years of elementary school. The course is rich in Normal educational practices and Teaching, which facilitates learning in teacher training when faced with the reality of the classroom. In contrast, higher education is rich in theoretical foundation, which deepens the knowledge of the teacher in training, but it is lacking in educational practices. Thus, we believe that the alliance with continuing education, contribute to a better quality training for years teachers and give greater support for Basic Education. We found no effective public policies that elucidate the matter to the education of future managers Education. There is no legislation that requires preparation preceding the higher education in the field of education, but recommends that the initial training of teachers at the school. There is a perceived inconsistency in public policy training of teachers, who are not exposed clearly enough to guide public policies in the management of teacher training. The purpose of this research is to elucidate the educational practices of the course, showing, through analysis of practices in classroom and field research, the reality found specifically geared to educational theory and practice, conducted with students and teachers of the course and Normal Elementary School, clearing the advantages of preparing from the school for the training of teachers trained and structured.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino normalpor
dc.subjectReformulação curricularpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectNormal educationeng
dc.subjectCurriculum redesigneng
dc.subjectPublic policyeng
dc.titleFormação de professores alfabetizadores e os paradigmas do ensino na gestão educacionalpor
dc.title.alternativeTeacher literacy paradigms and education in educational administrationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEssa pesquisa objetiva estudar o curso de formação de professores em nível médio, o curso Normal e mostrar as vantagens oferecidas para os docentes que perpassam por esta etapa da educação e a trajetória curricular do curso Normal a partir de sua fundação, em 1890 até 2013. Através deste estudo, pretende-se clarear a necessidade de fazer uma reformulação das Bases Curriculares Nacionais do curso Normal para ampliar a qualidade de formação de professores no Ensino Médio e posterior ingresso no curso superior para formação de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental. O curso Normal é rico em práticas educacionais e Didáticas, que facilita a aprendizagem do professor em formação ao se deparar com a realidade da sala de aula. Em contrapartida, o ensino superior é rico em fundamentação teórica, que aprofunda os conhecimentos do professor em formação, mas deixa a desejar nas práticas educacionais. Dessa forma, acreditamos que a aliança com a formação continuada, contribuiria para uma formação de melhor qualidade para o professor dos anos iniciais e daria um suporte maior para a Educação Básica. Não encontramos políticas públicas eficazes que elucidem o assunto para a formação de futuros Gestores Educacionais. Existe uma legislação que não exige uma preparação antecedendo a formação superior no campo da educação, mas que recomenda a formação inicial do professor em nível de Ensino Médio. Percebe-se uma incoerência nas políticas públicas de formação de professores, que não são expostas com clareza suficiente para nortear as políticas públicas na gestão de formação de professores. A proposta desta pesquisa, é elucidar as práticas educacionais do curso, mostrando, através de análise das práticas em sala de aula e pesquisa de campo, a realidade encontrada voltadas especificamente para a teoria e a prática educacional, realizada com alunos e professores do curso Normal e Ensino Fundamental, clareando as vantagens de se preparar a partir do Ensino Médio para a formação de professores capacitados e estruturados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto