dc.contributor.advisor | Miranda, Natália Pergher | |
dc.creator | Supptitz, Eliria Maroní Pires | |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T14:03:30Z | |
dc.date.available | 2019-05-09T14:03:30Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16499 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed at examining the principles used by managers (management team and
teachers) project participants to fix the flow of school Passo Fundo - RS. From which it outlined the specific
objectives: identify the current management model of a public school of the city of Passo Fundo - RS;
understand the processes of flow correction, reviewing the activities in the school, identify the aspects that most
affect environment and age-grade; present alternative ways that can improve the flow correction from school
referential legal and theoretical-conceptual; propose new strategies from a field survey, showing later the aspects
to be improved. The choice of this topic is due to the questioning of school failure with the primary guiding the
age-grade and its effective reality in the school context. For both developed a qualitative study in a public school
of that city, where the data collection instrument used was reflexive interview in two meetings with the
participantes study. The reflections analyzed realize that projects flow correction must contemplate an action
that includes the reality of the school and the individuals who lead, you need a plan that includes goals,
empower and guide all involved in the project, there tracking, monitoring and evaluating both the current status
of the participants, as in the later stages. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Correção de fluxo escolar | por |
dc.subject | Distorção idade-série | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Flow correction school | eng |
dc.subject | Age-grade | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Correção de fluxo: um desafio para a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Correction of flow: a challenge to management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetivou analisar quais os princípios utilizados pelos gestores (equipe diretiva e
docentes) participantes dos projetos de correção do fluxo escolar do município de Passo Fundo – RS. A partir
deste se delinearam os objetivos específicos: identificar o modelo de gestão atual de uma escola pública estadual
do município de Passo Fundo - RS; compreender os processos de correção de fluxo, revendo as atividades
desenvolvidas no âmbito escolar; identificar os aspectos que mais afetam o ambiente e a distorção idade-série;
apresentar formas alternativas que possam aprimorar a correção de fluxo escolar a partir de referenciais legais e
teóricos-conceituais; propor novas estratégias a partir de uma pesquisa de campo, apresentando, posteriormente
os aspectos a serem aprimorados. A escolha desse tema deve-se à problematização do fracasso escolar tendo
como principal norteador a distorção idade-série e sua efetiva realidade no contexto escolar. Para tanto
desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, em uma escola pública estadual do referido município, em que o
instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista reflexiva, em dois encontros com as participantes do
estudo. As reflexões analisadas dão conta de que os projetos de correção de fluxo precisam contemplar uma ação
que inclua a realidade da escola e dos indivíduos que a conduzem; necessita de um planejamento de metas que
inclua, capacite e oriente todos os envolvidos no projeto; que haja monitoramento, acompanhamento e avaliação
tanto no estágio atual dos participantes, quanto nos estágios posteriores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |