dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Silva, Rosângela Nunes da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T14:35:33Z | |
dc.date.available | 2019-05-09T14:35:33Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16500 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present study aimed to analyze the process of implementation and operation of
the School Board at a public school in the municipal São Leopoldo (RS), as well as
verify the spaces of action and consolidation in the proposals for this collegiate
political-pedagogical developed mainly in as regards the construction of democratic
management school. The motivations for the development of this research are due to
approval of the Municipal Law No. 7.320/2010, which provides for the establishment
and organization of the School Board Public Schools Municipal of São Leopoldo,
challenging situation within the network and the school management. To this end, we
used the approach qualitative, Case Study (Gil, 2002). As the data collection
instrument, availed himself of the questionnaire and documentary research, focusing
on the analysis of municipal legislation, Project-Political-Pedagogical and minutes of
meetings of the School Board of the School concerned. Survey participants were
representatives of various segments of the School Board school, who are teachers,
management team, staff, parents, students, representative of CPM and
representative of the local community, totalizing ten people. For the theoretical basis
of this study, the main sources used were: Libâneo (1986, 2004), Paro (2003), Werle
(2003), Navarro (2004), among others. We can see from the data analysis, a small
step was the creation of the School Board as a tool for building democratic
management, however, there was the need to break with a culture of centralizing
power in the institution investigated. Therefore, it is concluded that the
implementation of the municipal school board this school, you still need to improve
the performance of their duties. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School board | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | O processo de implementação e atuação do conselho escolar numa escola pública municipal de São Leopoldo (RS) | por |
dc.title.alternative | The process of implementation and operation of school council in public school hall of São Leopoldo (RS) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo objetivou analisar o processo de implementação e atuação do
Conselho Escolar em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo (RS),
bem como, verificar os espaços de ação e consolidação para este colegiado nas
propostas político-pedagógicas desenvolvidas, principalmente no que diz respeito à
construção da gestão democrática escolar. As motivações para o desenvolvimento
desta pesquisa ocorreram devido à aprovação da Lei Municipal N.º 7.320/2010, que
dispõe sobre a implantação e organização do Conselho Escolar nas Escolas
Públicas Municipais de São Leopoldo, situação desafiadora dentro da rede e para a
gestão escolar. Para tal, utilizou-se da abordagem qualitativa, do tipo Estudo de
Caso (GIL, 2002). Como instrumento de coleta dos dados, valeu-se de questionário
e da pesquisa documental, tendo como foco de análise a legislação municipal, o
Projeto-Político-Pedagógico e atas de reuniões do Conselho Escolar da instituição
de ensino em questão. Os participantes da pesquisa foramos representantes dos
diversos segmentos do Conselho Escolar da escola, que são: professores, equipe
diretiva, funcionários, pais, alunos, representante do CPM, representante da
comunidade local, totalizando 10 sujeitos. Para o embasamento teórico desse
estudo, as principais fontes utilizadas foram: Libâneo (1986; 2004), Paro (2003),
Werle (2003), Navarro (2004), entre outros.Podemos constatar, a partir da análise
dos dados obtidos, que um pequeno passo foi dado com a criação do Conselho
Escolar como ferramenta para a construção da gestão democrática, no entanto,
evidenciou-se a necessidade de rompimento com uma cultura centralizadora de
poder na instituição investigada. Sendo assim, conclui-se que a implementação do
Conselho Escolar nesta escola municipal, ainda precisa aprimorar o desempenho de
suas funções. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |