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dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorSilva, Rosângela Nunes da
dc.date.accessioned2019-05-09T14:35:33Z
dc.date.available2019-05-09T14:35:33Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16500
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the process of implementation and operation of the School Board at a public school in the municipal São Leopoldo (RS), as well as verify the spaces of action and consolidation in the proposals for this collegiate political-pedagogical developed mainly in as regards the construction of democratic management school. The motivations for the development of this research are due to approval of the Municipal Law No. 7.320/2010, which provides for the establishment and organization of the School Board Public Schools Municipal of São Leopoldo, challenging situation within the network and the school management. To this end, we used the approach qualitative, Case Study (Gil, 2002). As the data collection instrument, availed himself of the questionnaire and documentary research, focusing on the analysis of municipal legislation, Project-Political-Pedagogical and minutes of meetings of the School Board of the School concerned. Survey participants were representatives of various segments of the School Board school, who are teachers, management team, staff, parents, students, representative of CPM and representative of the local community, totalizing ten people. For the theoretical basis of this study, the main sources used were: Libâneo (1986, 2004), Paro (2003), Werle (2003), Navarro (2004), among others. We can see from the data analysis, a small step was the creation of the School Board as a tool for building democratic management, however, there was the need to break with a culture of centralizing power in the institution investigated. Therefore, it is concluded that the implementation of the municipal school board this school, you still need to improve the performance of their duties.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleO processo de implementação e atuação do conselho escolar numa escola pública municipal de São Leopoldo (RS)por
dc.title.alternativeThe process of implementation and operation of school council in public school hall of São Leopoldo (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo objetivou analisar o processo de implementação e atuação do Conselho Escolar em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo (RS), bem como, verificar os espaços de ação e consolidação para este colegiado nas propostas político-pedagógicas desenvolvidas, principalmente no que diz respeito à construção da gestão democrática escolar. As motivações para o desenvolvimento desta pesquisa ocorreram devido à aprovação da Lei Municipal N.º 7.320/2010, que dispõe sobre a implantação e organização do Conselho Escolar nas Escolas Públicas Municipais de São Leopoldo, situação desafiadora dentro da rede e para a gestão escolar. Para tal, utilizou-se da abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso (GIL, 2002). Como instrumento de coleta dos dados, valeu-se de questionário e da pesquisa documental, tendo como foco de análise a legislação municipal, o Projeto-Político-Pedagógico e atas de reuniões do Conselho Escolar da instituição de ensino em questão. Os participantes da pesquisa foramos representantes dos diversos segmentos do Conselho Escolar da escola, que são: professores, equipe diretiva, funcionários, pais, alunos, representante do CPM, representante da comunidade local, totalizando 10 sujeitos. Para o embasamento teórico desse estudo, as principais fontes utilizadas foram: Libâneo (1986; 2004), Paro (2003), Werle (2003), Navarro (2004), entre outros.Podemos constatar, a partir da análise dos dados obtidos, que um pequeno passo foi dado com a criação do Conselho Escolar como ferramenta para a construção da gestão democrática, no entanto, evidenciou-se a necessidade de rompimento com uma cultura centralizadora de poder na instituição investigada. Sendo assim, conclui-se que a implementação do Conselho Escolar nesta escola municipal, ainda precisa aprimorar o desempenho de suas funções.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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