dc.creator | Pendeza, Daniele Pincolini | |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T15:28:28Z | |
dc.date.available | 2019-05-09T15:28:28Z | |
dc.date.issued | 2018-08-06 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16504 | |
dc.description.abstract | The literature has highlighted the lack of knowledge of music educators about the redflags for
autism, fact that draws attention, taking account their core role as teachers in a main stage for
the identification of this disorder. Considering the absence of subjects that contemplate autism
in undergraduate courses, the musical educator is unprepared to recognize these early signs of
this disorder in their teaching practice. The present study had as main objective to verify the
effectiveness of a teacher training proposal for the identification of autism redflags with
students of the UFSM Music Licensing course. Through a mixed approach, using a single
group experimental design, the training with 20 hours was performed to 12 students
graduating in music. Content theories on child development was included, linking
developmental psychology and pragmatic, for contextualization and identification of the
redflags for autism. The effectiveness of the training was evaluated by measures of
knowledge evaluation, in the pre- and post-test phases and in each class, through the
observation and identification of the behaviors of redflags for autism in videos of children
with typical development and autism in the context of the classroom. The results show, in a
preliminary way, their effectiveness, since it amplified the knowledge of the future musical
educators about the typical development and redflags for autism, generating, even, a
significant social impact on the participants of the research, who were able to change their
prejudices about autism and inclusion. However, we suggest the development of the training
with a larger number of participants and the evaluation of the videos by qualified judges, to
confirm their effectiveness in the field of education. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação musical | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Musical education | eng |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Autismo e educação musical: uma proposta de formação de professores | por |
dc.title.alternative | Autism and musical education: a proposal for teacher’s training | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A literatura tem destacado a carência de conhecimento de educadores musicais acerca dos
sinais de alerta para o autismo, o que é preocupante tendo em vista seu papel relevante
enquanto docentes na educação infantil, etapa de escolarização central na identificação deste
transtorno. Tendo em vista a ausência de disciplinas que abordem o autismo nos cursos de
graduação de Licenciatura em Música, o educador musical se vê despreparado para
reconhecer esses sujeitos em sua prática docente. A presente pesquisa teve como objetivo
verificar a efetividade de uma proposta de formação de professores para a identificação dos
sinais de alerta de autismo com alunos do curso de Licenciatura em Música da UFSM.
Através de uma abordagem mista, utilizando o desenho experimental com grupo único, foi
realizada uma formação de 20 horas-aula para 12 alunos licenciandos em Música. Foram
contemplados conteúdos sobre o desenvolvimento infantil, interligando as teorias da
psicologia do desenvolvimento e sócio pragmática da linguagem, para contextualização e
identificação dos sinais de alerta para o autismo. A efetividade da formação foi avaliada por
medidas de avaliação dos conhecimentos, nas fases pré e pós teste e em cada aula, através da
observação e identificação dos comportamentos que se constituem como sinais de alerta para
o autismo em vídeos de crianças com desenvolvimento típico e com autismo no contexto de
sala de aula. Os resultados mostram, de forma preliminares, sua efetividade, pois ampliou o
conhecimento dos futuros educadores musicais acerca do desenvolvimento típico e sinais de
alerta para o autismo, gerando, inclusive, impacto social significativo nos participantes da
pesquisa, que foram capazes de mudar seus preconceitos com relação ao autismo e a inclusão.
Porém, sugere-se o desenvolvimento do formação com um número maior de participantes e a
avaliação dos vídeos por juízes capacitados, para a confirmação de sua efetividade no âmbito
da educação. | por |
dc.contributor.advisor1 | Schmidt, Carlo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7185372980306847 | por |
dc.contributor.referee1 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8653053694824805 | por |
dc.contributor.referee2 | Bosa, Cleonice Alves | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1600286489835864 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6096753322897146 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |