Transição progressiva dos modelos explicativos de estudantes do nível médio sobre forças intermoleculares
Resumo
O foco de investigação desta pesquisa foi o processo de ensino e aprendizagem de forças
intermoleculares no nível médio. Os principais objetivos foram realizar um diagnóstico sobre as
abordagens desse conteúdo, por meio de uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados na área de
ensino e investigar a evolução conceitual, por meio de modelos explicativos de estudantes da primeira
série do ensino médio sobre forças intermoleculares. Para alcançar os objetivos propostos, esta
pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa, foi realizado um levantamento em periódicos
nacionais e internacionais da área de ensino de Química e Ciências entre 1991 e 2015. A investigação
foi desenvolvida em quatro estágios: 1) Seleção dos periódicos nacionais e internacionais para estudo;
2) Coleta dos dados por meio do levantamento de artigos que abordam o tema; 3) Triagem a partir da
leitura integral dos artigos encontrados e exclusão dos que não versam sobre o tema; 4) Análise dos
artigos, que foi baseada nos seguintes critérios: Caracterização, Aspectos metodológicos, Base teórica
e Resultados. Ao total foram identificados 51 artigos em 11 periódicos e os resultados revelam uma
predominância de trabalhos internacionais, sendo que o aumento da produção científica sobre o tema
se intensificou nos últimos dez anos, enquanto que no Brasil, essa tendência foi observada nos últimos
cinco anos. A maior parte dos artigos analisados é de natureza empírica, com abordagem qualitativa e
priorizam a Educação Superior. A teoria construtivista foi a base teórica mais utilizada pelos autores
dos artigos avaliados. As concepções alternativas mais recorrentes foram a confusão entre as forças
intermoleculares e as ligações químicas, e a dificuldade de interpretar as propriedades das substâncias
por meio das forças intermoleculares. Portanto, conhecer os equívocos apresentados pelos estudantes é
o ponto de partida para que professores e pesquisadores possam elaborar e desenvolver estratégias
didático-pedagógicas que contribuam com a evolução conceitual deste tópico. A segunda etapa,
referente a investigação da evolução conceitual sobre o conteúdo de forças intermoleculares, ocorreu
mediante o desenvolvimento de uma sequência didática desenvolvida para 52 estudantes de duas
turmas da primeira série do ensino médio. Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procuramos
verificar se os modelos explicativos dos sujeitos formam sequências de transição progressiva,
similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder
explanatório/heurístico do modelo. A evolução dos modelos, que geralmente consiste em transições
progressivas, está relacionada ao entendimento sobre o conteúdo de forças intermoleculares e a
capacidade de transitar entre os níveis de representação da matéria em três dimensões (natureza das
forças intermoleculares, forças de London e dipolo-dipolo e ligação hidrogênio). O acompanhamento
das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo de forças intermoleculares revelou que em
todas as dimensões houve um percentual significativo de estudantes que conseguiu progredir durante a
pesquisa. De forma geral, é possível afirmar que as atividades desenvolvidas nas unidades didáticas
contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos
estudantes participantes. Além disso, a abordagem do conteúdo de forças intermoleculares nas
unidades didáticas desenvolvidas capacitou os estudantes a interpretarem os fenômenos em estudo, por
meio dos níveis de representação da matéria.
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