Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuedes, Betina Silva
dc.creatorSantos, Jusiany Pereira da Cunha dos
dc.date.accessioned2019-05-10T13:08:55Z
dc.date.available2019-05-10T13:08:55Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16518
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectLibras (Língua Brasileira de Sinais)por
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.titleExperiências e práticas pedagógicas com alunos surdos do ensino fundamental de Ji-Paranápor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Ji-Paraná, RO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo focaliza experiências e práticas pedagógicas de inclusão de surdos em Escolas do Município de Ji-Paraná. Com esse trabalho busquei refletir sobre a Educação dos surdos em Ji-Paraná, principalmente no que se refere às práticas pedagógicas destinadas a esses alunos, estabelecendo relações com as principais tendências educacionais existentes na atualidade. No decorrer desse processo também, problematizo o papel dos docentes na educação de surdos diante da realidade vigente, assim como, as práticas pedagógicas utilizadas para melhor atender aos educandos surdos inseridos nas salas regulares e atendidos nas salas de recursos. Para desenvolver esse trabalho fiz observações e entrevistei professores de surdos, tendo como foco as suas experiências pedagógicas junto a esses alunos. Na análise dos materiais produzidos constatei vários pontos que devem ser repensados com urgência, porém também observei o quanto já avançou-se nesse Município frente às condições disponibilizadas aos professores. Após finalizar essa pesquisa, sinto-me motivada a continuar procurando por propostas e estratégias que favoreçam as intervenções pedagógicas dos professores com os alunos surdos, para que alcancemos uma educação mais humanizada e libertadora.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto