dc.contributor.advisor | Guedes, Betina Silva | |
dc.creator | Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T13:08:55Z | |
dc.date.available | 2019-05-10T13:08:55Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16518 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Libras (Língua Brasileira de Sinais) | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.title | Experiências e práticas pedagógicas com alunos surdos do ensino fundamental de Ji-Paraná | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Ji-Paraná, RO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo focaliza experiências e práticas pedagógicas de inclusão de surdos em Escolas do Município de Ji-Paraná. Com esse trabalho busquei refletir sobre a Educação dos surdos em Ji-Paraná, principalmente no que se refere às práticas pedagógicas destinadas a esses alunos, estabelecendo relações com as principais tendências educacionais existentes na atualidade. No decorrer desse processo também, problematizo o papel dos docentes na educação de surdos diante da realidade vigente, assim como, as práticas pedagógicas utilizadas para melhor atender aos educandos surdos inseridos nas salas regulares e atendidos nas salas de recursos. Para desenvolver esse trabalho fiz observações e entrevistei professores de surdos, tendo como foco as suas experiências pedagógicas junto a esses alunos. Na análise dos materiais produzidos constatei vários pontos que devem ser repensados com urgência, porém também observei o quanto já avançou-se nesse Município frente às condições disponibilizadas aos professores. Após finalizar essa pesquisa, sinto-me motivada a continuar procurando por propostas e estratégias que favoreçam as intervenções pedagógicas dos professores com os alunos surdos, para que alcancemos uma educação mais humanizada e libertadora. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |