dc.contributor.advisor | Morgenstern, Juliane Marschall | |
dc.creator | Silveira, Silvana Teresinha | |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T15:12:39Z | |
dc.date.available | 2019-05-10T15:12:39Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16521 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Intérprete | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Educação inclusiva de surdos em uma escola de ensino médio no municipio de Gravataí | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Gravataí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procurou discutir a educação inclusiva de alunos surdos que
freqüentam o Ensino Médio em uma Escola localizada no município de Gravataí. A
proposta de inclusão dos alunos surdos surgiu a partir de uma proposta da
Secretaria Municipal de Educação em resposta às famílias sobre a necessidade de
os alunos continuarem os estudos no município, evitando com isso o deslocamento
dos mesmos para a cidade de Porto Alegre ou Esteio.
A seguinte pesquisa não intencionou mostrar que a presença e atuação do
intérprete de Língua de Sinais, é ou não garantia para que aconteça a inclusão dos
alunos surdos. Esta pretendeu provocar inquietude com a falácia de que a presença
exclusiva deste profissional, seja na sala de aula regular ou na sala de recursos, se
apresenta como sendo a solução às dificuldades de aprendizagem encontradas
pelos sujeitos surdos incluídos nas classes de ensino regular. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |