Letramento multimodal crítico no ensino de inglês na escola: o papel dos livros didáticos e dos professores
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2019-02-19Metadatos
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A linguagem tem um papel importante no combate a cenários de preconceito, intolerância e injustiça social. A fim de contribuir para um ensino de inglês que estimule possibilidades de uso da linguagem de maneira informada e consciente, este estudo tem como objetivo investigar como saberes de letramento multimodal crítico (LMC) são abordados em diferentes instâncias do contexto de ensino de inglês. Esse conceito envolve um conjunto de saberes para uma participação bem sucedida em um repertório variado de gêneros discursivos, considerando as relações entre texto e contexto, reconhecendo representações de desigualdades, injustiça social (aspectos do nível da ideologia), e acionando raciocínios e práticas de Identificação e Reflexão, com vistas à promover uma transformação social (Ação). Para tanto, filiado à área da Linguística Aplicada e à Análise Crítica de Gênero (p. ex. MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2015), a análise envolveu uma etapa textual e outra contextual, que compreenderam o exame de elementos linguísticos (BARTON, 2004) relacionados ao conceito de LMC em cada instância. Na etapa textual, analisamos livros didáticos de inglês, um referente ao ensino fundamental (KILLNER; AMANCIO, 2012) e outro referente ao ensino médio (AGA, 2010b). A etapa contextual envolveu: a) análise de documentos político-educacionais: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (2006); e as resenhas de coleções dos livros, publicadas nos Guias de livros didáticos (BRASIL, 2011b; 2013b); e b) entrevistas com professores de inglês de escolas públicas. De modo geral, saberes de LMC são mobilizado em todas as instâncias investigadas, porém em partes. Os documentos voltados ao ensino médio apresentam propostas mais consistentes de desenvolvimento de LMC em comparação aos documentos relacionados ao ensino fundamental, sugerindo, inclusive, orientações que se referem à Ação. Além disso, as propostas de ensino com foco no desenvolvimento de saberes de LMC enfatizam, principalmente, atividades de leitura, com poucas indicações sobre um trabalho com multimodalidade. Esses resultados parecem repercutir nos livros didáticos. No LDM em comparação com o livro didático do ensino fundamental (LDF), há uma porcentagem total maior de atividades (46,5%, contra 38,6% do LDF) que exploram saberes de LMC, com destaque para o nível da ideologia e para raciocínios e práticas conscientes (Identificação e Reflexão), com possibilidades de engajamento (Ação) mais frequentes, além de propostas de LMC que incluem saberes sobre multimodalidade. Em relação aos professores, os resultados sugerem uma abordagem crítica às aulas, em termos de saberes relacionados ao nível da ideologia em combinação a raciocínios e práticas de Identificação e Reflexão, principalmente quanto ao texto verbal. As imagens parecem servir mais como apoio para texto do que como elementos indispensáveis ao significado ou objetivo geral de determinado texto. Assim como os documentos e os livros, os professores também enfatizam um foco maior de desenvolvimento de LMC no ensino médio. Esses resultados evidenciam que perspectivas críticas perpassam o contexto de ensino de inglês, contudo, mais pesquisas são necessárias no sentido de contribuir para o desenvolvimento de LMC nas diferentes modalidades, munindo estudantes para um uso consciente e crítico da linguagem.
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