dc.contributor.advisor | Canabarro, Renata Corcini Carvalho | |
dc.creator | Silva, Etelice Souza da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T12:19:09Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T12:19:09Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16531 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alunos com necessidades educacionais especiais | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.subject | Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga | por |
dc.title | Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga: processo para uma escola inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Passo Fundo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações práticas necessárias a serem
desenvolvidas no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz
Gonzaga, a fim de favorecer o processo de inclusão de alunos com necessidades
educacionais especiais, tornando-se uma escola inclusiva. Para esta proposta foram
realizados encontros com os professores para discussão da temática escola
inclusiva, trabalhando-se a questão da educação especial através dos tempos, a
evolução da legalidade da mesma em âmbito internacional, nacional e municipal, a
interpretação e compreensão do contexto escolar da EMEF São Luiz Gonzaga e o
seu processo de transição da integração para inclusão. Os resultados
encaminharam para a organização, estruturação e dentro de um processo a
implementação do plano de ações práticas a serem efetivadas na escola a partir dos
estudos, análises e discussões sobre o processo de inclusão dos alunos com
necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino, aqui
particularmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |