dc.contributor.advisor | Santos, Angela Nediane dos | |
dc.creator | Santos, Sandra Rodrigues dos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T12:50:17Z | |
dc.date.available | 2019-05-13T12:50:17Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16532 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Libras (Língua Brasileira de Sinais) | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Escola regular | por |
dc.title | A importância da Língua Brasileira de Sinais/Libras na formação dos professores da rede regular de ensino | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo monográfico tem como objetivo identificar e problematizar os conhecimentos que
os professores do Ensino Regular, que trabalham com surdos, possuem sobre a aquisição da
Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS e a aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda
língua por sujeitos surdos em escolas inclusivas. Para tanto, este trabalho aborda alguns
aspectos da história educacional dos surdos no mundo, no Brasil e no estado do Tocantins.
Também buscou-se nos referenciais teóricos subsídios sobre a aprendizagem do aluno surdo,
especialmente no que se refere às dificuldades com a construção da linguagem escrita desses
sujeitos. Baseou-se na compreensão de que a educação inclusiva deve partir do conhecimento
da forma como a comunidade escolar lida cotidianamente com os surdos investigando a
prática de três professoras – uma da escola municipal, outra de escola estadual e uma de
escola particular- em relação aos conhecimentos empreendidos em sua prática na relação com
os alunos surdos em sala de aula. Com esta pesquisa objetivou-se contribuir com a Educação
de surdos, apontando a necessidade de uma maior reflexão curricular no âmbito educacional,
pretendendo assim demonstrar o quanto a pessoa surda pode se desenvolver quando aprende,
vive, se comunica e é compreendida por meio da LIBRAS, o que lhe possibilitará o
aprendizado de outras línguas, também o seu sucesso acadêmico, e a construção de sua
autonomia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |