Esquemas em ação para aprendizagem significativa da grandeza volume: implicações para a formação inicial de professores
Abstract
Esta pesquisa investigou os esquemas em ação referentes à Grandeza Volume, no contexto da
formação inicial de professores de Matemática, por meio da elaboração e aplicação de testes,
cujas situações-problema propostas articularam diferentes formas de representações
matemáticas para serem solucionadas. De acordo com Malheiros (2011), classifica-se como
uma pesquisa com enfoque qualitativo, que visa explorar o fenômeno investigado por meio de
análise descritiva e interpretativa. O público alvo foram alunos do curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), matriculados na disciplina de
Geometria Espacial, no segundo semestre letivo de 2017. Os instrumentos para a coleta de
dados foram: documentos oficiais, observação, diário de bordo, questionário e dois testes,
estes com objetivos diferentes, porém o resultado de ambos estão interligados: o primeiro
apoia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), enquanto o segundo apoia-se na
Teoria dos Campos Conceituais (TCC), o qual apresenta situações-problema de medida, de
comparação e de produção, de acordo com Baltar (1996), e que requerem a articulação entre
representações(quadro): geométrico, numérico e de grandezas, de acordo com Régine Douady
e Marie-Jeanne Perrin-Glorian (1989). Verificou-se, diante das reformas curriculares
analisadas, que o sistema de ensino/aprendizagem da disciplina de Geometria Espacial
apresenta uma melhora gradativa. Contudo, carece de atualização, frente às constantes
exigências dos documentos oficiais para a educação. Destaca-se, no contexto investigado, que
apesar do notório saber externado pela docente da disciplina e do uso eficaz de TIC’s como
recurso instrucional, constata-se uma problemática que foge as possibilidades de quem quer
que lecione a disciplina, pois são dificuldades que advêm da ausência e/ou fragilidade de
conceitos subsunçores, necessários para a aprendizagem de Volume como grandeza. Dentre
estas dificuldades, destaca-se: transformação de unidades de medidas, aplicação dos teoremas
que sustentam a resolução de situações problema na área da Geometria Espacial;
compreensão da independência da área e volume com a forma e suas medidas lineares.
Também se verificou ênfase no quadro geométrico e numérico como obstáculo para a
aprendizagem de Volume como Grandeza.
Collections
The following license files are associated with this item: