dc.contributor.advisor | Copetti, Rosana Estela | |
dc.creator | Silva, Maristel Ravasi da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T13:06:32Z | |
dc.date.available | 2019-05-20T13:06:32Z | |
dc.date.issued | 2010-12-14 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16583 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.title | Alunos com déficit cognitivo e a aprendizagem em matemática: dificuldades e possibilidades | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A preocupação ao realizar este estudo foi discutir sobre o processo de inclusão, a
formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e de como o
processo ensino-aprendizagem da Matemática deve acontecer com alunos com
déficit cognitivo como sendo uma construção do pensamento lógico-matemático,
despertando nele e nos demais alunos o espírito da investigação, como objetivam os
Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática, além de fornecer elementos
básicos para a participação desses alunos na vida em sociedade. Através do tema
abordado no trabalho: Déficit cognitivo e a aprendizagem em matemática:
dificuldades e possibilidades; pode-se então concluir que o processo de inclusão
ainda está em construção, pois a escola que deve ser para todos não é de todos e
que as diferenças sociais, pessoais, econômicas e políticas mostram isso todos os
dias e colocar todos os alunos na mesma escola não reduz desigualdades nem é
exemplo de cidadania. No entanto a escola não é o lugar mais propício para
vivenciar igualdades, ao contrário, é nela que se vê ressaltadas e ampliadas as
diferenças. No ensino da Matemática, pode-se dizer que o aluno com déficit
cognitivo ao receber estes ensinamentos estará recebendo uma importante
contribuição para o seu processo de crescimento, pois junto à Matemática ele
recebe noções básicas de interpretação e leitura, o que se deduz que a Matemática
vai além do ensinar a fazer contas, ela interage com o desenvolvimento da
competência lingüística do aluno com déficit cognitivo e também com seu potencial
cognitivo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |