O projeto político pedagógico e a gestão democrática na educação infantil: uma proposta de construção dialógica na rede municipal de ensino de Toropi - RS
Resumo
Esta pesquisa do Mestrado Profissional foi desenvolvida na Linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O problema de pesquisa surgiu a partir do desafio em contribuir no processo de legitimação da gestão democrática na rede municipal de ensino de Toropi/RS, discutindo os desafios na construção de um Projeto Político Pedagógico para a Educação Infantil. A pesquisa tem por objetivo geral realizar processo de discussão dialógica com a proposição/elaboração de um documento orientador para a construção do Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Toropi, e como objetivos específicos debater sobre as concepções de infância e o direito a uma educação infantil de qualidade; investigar os marcos legais da gestão na Educação Infantil; refletir sobre a gestão democrática no processo de construção do Projeto Político Pedagógico para a Educação Infantil; e elaborar documento orientador para organização do Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Toropi. Utiliza-se a metodologia qualitativa com estudo de caso, através de pesquisa documental, bibliográfica e os círculos dialógicos investigativo-formativos, realizados com professores e gestores de Educação Infantil. A construção dos dados foi realizada através da triangulação de dados e a análise dos resultados por meio da análise de conteúdo. O referencial teórico aborda a Educação Infantil no Brasil e seus desafios, tratando sobre a legislação e as políticas públicas, a gestão da Educação Infantil e o Projeto Político Pedagógico, salientando a importância da construção de uma proposta pedagógica que contemple o direito à infância. O produto final desta pesquisa é um documento orientador para construção do Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Toropi, elaborado coletivamente com os gestores escolares e professores, buscando contemplar de forma clara as etapas essenciais para a construção de um PPP que contemple a Educação Infantil em sua totalidade, ou seja, creche e pré-escola. Percebemos que gestores e professores, em muitos casos, não sabem lidar com a autonomia que lhes é garantida, limitando-se aos afazeres do dia a dia da escola, sendo necessário, portanto, maior comprometimento dos mesmos para que o processo de elaboração do PPP da escola se efetive de forma democrática. Assim, os diálogos emergidos dos círculos dialógicos investigativo-formativos com gestores e professores oportunizaram uma reflexão sobre a teoria e a prática, por meio da ação-reflexão-ação, possibilitando novos olhares sobre a gestão da Educação Infantil e do processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, promovendo a auto(trans)formação dos sujeitos coautores envolvidos nesse processo.
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