Show simple item record

dc.contributor.advisorOliveira, Biviane Moro de
dc.creatorSouza, Maria Eliza de
dc.date.accessioned2019-05-21T12:58:15Z
dc.date.available2019-05-21T12:58:15Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16600
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titlePráticas e trajetórias de formação docente para o trabalho na educação especialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Governador Valadares, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoAtravés de pesquisa realizada nas escolas municipais com professores que atuam junto a alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental no município de Governador Valadares- MG. Percebeu-se algumas questões que preocupam os professores e também a sociedade em geral, decorrentes em grande parte por falta de preparo dos professores que estão atuando em sala de aula, apontando para necessidade de uma boa formação em exercício e a importância de resgatar o ensino de qualidade e estimular o desejo do profissional se formar continuamente principalmente para atender as necessidades educacionais especiais dos alunos incluídos nas escolas. Percebemos que nos últimos anos, a formação docente tem ocupado boa parte das discussões sobre a educação e que vários debates têm acontecido. Buscou-se neste artigo, avaliar o processo desta formação como ocorria e como ocorre atualmente, através da história da educação especial e das crianças com deficiências. Investigou-se o processo de formação continuada de professores e as suas perspectivas, fundamentada em aspectos teóricos e práticos envolvidos na prática de ensino. O trabalho de pesquisa sobre a formação continuada justifica-se por considerarmos fundamental repensarmos a prática e o processo de reflexão do professor, principalmente no que se refere a alunos com deficiência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.