dc.contributor.advisor | Oliveira, Biviane Moro de | |
dc.creator | Souza, Maria Eliza de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T12:58:15Z | |
dc.date.available | 2019-05-21T12:58:15Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16600 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Práticas e trajetórias de formação docente para o trabalho na educação especial | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Governador Valadares, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Através de pesquisa realizada nas escolas municipais com professores que
atuam junto a alunos com necessidades educacionais especiais nos anos
iniciais e finais do ensino fundamental no município de Governador Valadares-
MG. Percebeu-se algumas questões que preocupam os professores e também
a sociedade em geral, decorrentes em grande parte por falta de preparo dos
professores que estão atuando em sala de aula, apontando para necessidade
de uma boa formação em exercício e a importância de resgatar o ensino de
qualidade e estimular o desejo do profissional se formar continuamente
principalmente para atender as necessidades educacionais especiais dos
alunos incluídos nas escolas. Percebemos que nos últimos anos, a formação
docente tem ocupado boa parte das discussões sobre a educação e que vários
debates têm acontecido. Buscou-se neste artigo, avaliar o processo desta
formação como ocorria e como ocorre atualmente, através da história da
educação especial e das crianças com deficiências. Investigou-se o processo
de formação continuada de professores e as suas perspectivas, fundamentada
em aspectos teóricos e práticos envolvidos na prática de ensino. O trabalho de
pesquisa sobre a formação continuada justifica-se por considerarmos
fundamental repensarmos a prática e o processo de reflexão do professor,
principalmente no que se refere a alunos com deficiência. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |