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dc.contributor.advisorOliveira, Biviane Moro de
dc.creatorSouza, Maria Eliza de
dc.date.accessioned2019-05-21T12:58:15Z
dc.date.available2019-05-21T12:58:15Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16600
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titlePráticas e trajetórias de formação docente para o trabalho na educação especialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Governador Valadares, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoAtravés de pesquisa realizada nas escolas municipais com professores que atuam junto a alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental no município de Governador Valadares- MG. Percebeu-se algumas questões que preocupam os professores e também a sociedade em geral, decorrentes em grande parte por falta de preparo dos professores que estão atuando em sala de aula, apontando para necessidade de uma boa formação em exercício e a importância de resgatar o ensino de qualidade e estimular o desejo do profissional se formar continuamente principalmente para atender as necessidades educacionais especiais dos alunos incluídos nas escolas. Percebemos que nos últimos anos, a formação docente tem ocupado boa parte das discussões sobre a educação e que vários debates têm acontecido. Buscou-se neste artigo, avaliar o processo desta formação como ocorria e como ocorre atualmente, através da história da educação especial e das crianças com deficiências. Investigou-se o processo de formação continuada de professores e as suas perspectivas, fundamentada em aspectos teóricos e práticos envolvidos na prática de ensino. O trabalho de pesquisa sobre a formação continuada justifica-se por considerarmos fundamental repensarmos a prática e o processo de reflexão do professor, principalmente no que se refere a alunos com deficiência.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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