Déficit cognitivo: a escola diante da diversidade que a compõe e seu compromisso com a qualidade preconizada pela política de inclusão
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-14Autor
Santos, Vera Maria Freitas dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo monográfico tem como foco a inclusão socioeducacional do aluno com
déficit cognitivo, na rede regular de ensino. Para tanto se utilizou como metodologia
a pesquisa bibliográfica buscando subsídios teóricos em livros, artigos e demais
materiais impressos, assim como em sites da Internet. O objetivo principal deste
trabalho foi analisar o que a literatura apresenta sobre a inclusão socioeducacional,
em termos de fundamentação teórica, que possa contribuir para a inclusão de
alunos com déficit cognitivo no ensino regular que possa contribuir para a discussão
dialética em torno da questão inclusão de alunos com déficit cognitivo no ensino
regular. Levantado o questionamento, num primeiro momento se fez algumas
considerações sobre políticas de inclusão adotadas na sociedade e suas
implicações no ambiente escolar. Depois se abordou a escola e seu papel diante da
diversidade que a compõe e seu compromisso com a qualidade preconizada pela
inclusão, observando as mudanças pertinentes desde seu contexto político,
administrativo e didático pedagógico e, por fim tratou-se da inclusão e seus sujeitos
com déficit cognitivo, buscando diferenciar déficit cognitivo e doença mental,
deixando evidente que para uma escola ser realmente inclusiva deverá ter a
cooperação de todos os envolvidos no processo, sejam pais, docentes, alunos,
equipe administrativa e especialistas. Finalizando, aprender é uma ação humana
criativa, individual, heterogênea e regulada pelo sujeito da aprendizagem,
independentemente de sua condição intelectual ter mais ou ser menos privilegiada.
São as diferentes idéias, opiniões, níveis de compreensão que enriquecem o
processo escolar e clareiam o entendimento dos alunos e professores. Essa
diversidade deriva das formas singulares de nos adaptarmos cognitivamente a um
dado conteúdo e da possibilidade de nos expressarmos abertamente sobre ele
Ensinar é um ato coletivo, no qual o professor disponibiliza a todos os alunos, sem
exceção, um mesmo conhecimento.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: