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dc.contributor.advisorDamilano, José Luiz Padilha
dc.creatorSantos, Vera Maria Freitas dos
dc.date.accessioned2019-05-21T13:28:35Z
dc.date.available2019-05-21T13:28:35Z
dc.date.issued2010-12-14
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16602
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectInclusão socioeducacionalpor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.titleDéficit cognitivo: a escola diante da diversidade que a compõe e seu compromisso com a qualidade preconizada pela política de inclusãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo monográfico tem como foco a inclusão socioeducacional do aluno com déficit cognitivo, na rede regular de ensino. Para tanto se utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando subsídios teóricos em livros, artigos e demais materiais impressos, assim como em sites da Internet. O objetivo principal deste trabalho foi analisar o que a literatura apresenta sobre a inclusão socioeducacional, em termos de fundamentação teórica, que possa contribuir para a inclusão de alunos com déficit cognitivo no ensino regular que possa contribuir para a discussão dialética em torno da questão inclusão de alunos com déficit cognitivo no ensino regular. Levantado o questionamento, num primeiro momento se fez algumas considerações sobre políticas de inclusão adotadas na sociedade e suas implicações no ambiente escolar. Depois se abordou a escola e seu papel diante da diversidade que a compõe e seu compromisso com a qualidade preconizada pela inclusão, observando as mudanças pertinentes desde seu contexto político, administrativo e didático pedagógico e, por fim tratou-se da inclusão e seus sujeitos com déficit cognitivo, buscando diferenciar déficit cognitivo e doença mental, deixando evidente que para uma escola ser realmente inclusiva deverá ter a cooperação de todos os envolvidos no processo, sejam pais, docentes, alunos, equipe administrativa e especialistas. Finalizando, aprender é uma ação humana criativa, individual, heterogênea e regulada pelo sujeito da aprendizagem, independentemente de sua condição intelectual ter mais ou ser menos privilegiada. São as diferentes idéias, opiniões, níveis de compreensão que enriquecem o processo escolar e clareiam o entendimento dos alunos e professores. Essa diversidade deriva das formas singulares de nos adaptarmos cognitivamente a um dado conteúdo e da possibilidade de nos expressarmos abertamente sobre ele Ensinar é um ato coletivo, no qual o professor disponibiliza a todos os alunos, sem exceção, um mesmo conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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