dc.contributor.advisor | Damilano, José Luiz Padilha | |
dc.creator | Santos, Vera Maria Freitas dos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T13:28:35Z | |
dc.date.available | 2019-05-21T13:28:35Z | |
dc.date.issued | 2010-12-14 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16602 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Legislação | por |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.title | Déficit cognitivo: a escola diante da diversidade que a compõe e seu compromisso com a qualidade preconizada pela política de inclusão | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Gabriel RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo monográfico tem como foco a inclusão socioeducacional do aluno com
déficit cognitivo, na rede regular de ensino. Para tanto se utilizou como metodologia
a pesquisa bibliográfica buscando subsídios teóricos em livros, artigos e demais
materiais impressos, assim como em sites da Internet. O objetivo principal deste
trabalho foi analisar o que a literatura apresenta sobre a inclusão socioeducacional,
em termos de fundamentação teórica, que possa contribuir para a inclusão de
alunos com déficit cognitivo no ensino regular que possa contribuir para a discussão
dialética em torno da questão inclusão de alunos com déficit cognitivo no ensino
regular. Levantado o questionamento, num primeiro momento se fez algumas
considerações sobre políticas de inclusão adotadas na sociedade e suas
implicações no ambiente escolar. Depois se abordou a escola e seu papel diante da
diversidade que a compõe e seu compromisso com a qualidade preconizada pela
inclusão, observando as mudanças pertinentes desde seu contexto político,
administrativo e didático pedagógico e, por fim tratou-se da inclusão e seus sujeitos
com déficit cognitivo, buscando diferenciar déficit cognitivo e doença mental,
deixando evidente que para uma escola ser realmente inclusiva deverá ter a
cooperação de todos os envolvidos no processo, sejam pais, docentes, alunos,
equipe administrativa e especialistas. Finalizando, aprender é uma ação humana
criativa, individual, heterogênea e regulada pelo sujeito da aprendizagem,
independentemente de sua condição intelectual ter mais ou ser menos privilegiada.
São as diferentes idéias, opiniões, níveis de compreensão que enriquecem o
processo escolar e clareiam o entendimento dos alunos e professores. Essa
diversidade deriva das formas singulares de nos adaptarmos cognitivamente a um
dado conteúdo e da possibilidade de nos expressarmos abertamente sobre ele
Ensinar é um ato coletivo, no qual o professor disponibiliza a todos os alunos, sem
exceção, um mesmo conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |