Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMüller, Felipe Martins
dc.creatorFreitas, Franciele da Silva
dc.date.accessioned2019-05-23T13:00:25Z
dc.date.available2019-05-23T13:00:25Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16616
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis article discusses the use of information and communication technologies (ICT) in education and the role of the teacher in front of the new technologies, it also analyzes the results obtained through a training in ICT, which aimed to enable teachers of Initial series of Elementary School for use of technological resources (text editors and slides), available at the State Institute of Education Professor Isaias of the municipality of Santiago/RS. The training was given by a teacher of the course Technician in Data Processing and had the monitoring of 6 students. The work becomes relevant because there is a certain lack of teachers of the initial years qualified to use these technologies in their pedagogical action. It was observed that, despite the difficulties presented by the teachers in relation to the basic knowledge of computers, many are using these resources and training to some extent encouraged teachers to apply them in their pedagogically practice. The reports of the different experiences lead to conclude that the teacher can create attractive possibilities and motivating for students, through the technological resources entered into a differentiated teaching and contextualized.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCapacitaçãopor
dc.subjectProfessores das séries iniciaispor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectTeachers of the initial serieseng
dc.titleCapacitação em editores de textos e slides buscando o uso das TIC nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeTraining in text editors and slides searching for the use of TCI (ICT) in the early years of elementary schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo aborda o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação e relata o papel do professor diante das novas tecnologias, também analisa os resultados obtidos por meio de uma capacitação em TIC, que teve por objetivo habilitar professores das Séries Inicias do Ensino Fundamental para utilização de recursos tecnológicos (Editores de texto e Slides), disponíveis no instituto Estadual de educação Professor Isaias do município de Santiago/RS. A capacitação foi ministrada por uma professora do curso Técnico em Informática e contou com a monitoria de 6 alunos. O trabalho torna-se relevante porque há uma certa carência de professores dos anos inicias que se sintam qualificados para utilização dessas tecnologias na sua ação pedagógica. Observou-se que, apesar das dificuldades apresentadas pelos professores em relação ao conhecimento básico de informática, muitos não deixam de utilizar estes recursos e a capacitação de certa forma encorajou os docentes a aplicá-las cada vez mais na prática pedagógica. Os relatos das diferentes experiências levam a concluir que o professor pode criar possibilidades atrativas e motivadoras para os estudantes, através dos recursos tecnológicos inseridos em uma didática diferenciada e contextualizada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto