dc.contributor.advisor | Müller, Felipe Martins | |
dc.creator | Castro, Silvia Inês Lopes Fagundes de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-23T13:34:11Z | |
dc.date.available | 2019-05-23T13:34:11Z | |
dc.date.issued | 2018-12-15 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16619 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The present article aimed to analyze the use of videos in the teaching and learning process, with students from the 2nd year of a state school in Cachoeira do Sul, RS. This work approached the application of didactic videos complementing the content worked in the classroom, considering as a resource in which the children can understand and give meaning to the content that is developed daily from the objectives proposed in the School's Course Plan. The student ceases to be passive in order to become active in the process of acquiring knowledge, starting to develop skills and abilities such as: thinking, observing, learning, researching, stimulating reading, fostering collective and individual work with total autonomy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vídeos | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | O uso do vídeo como suporte em uma sala de segundo ano do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | The use of the video as support in a second and fundamental education room | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente o uso do vídeo em sala de aula está associado a um “passatempo”. No entanto, esta técnica educacional possui grande importância para o aprendizado, sendo necessário mudanças de pensamento que levem a uma prática pedagógica reflexiva.O presente artigo teve como objetivo analisar a utilização de vídeos no processo de ensino e aprendizagem, com alunos do 2° ano de uma escola estadual de Cachoeira do Sul- RS. Este trabalho abordou a aplicação de vídeos didáticos complementando o conteúdo trabalhado em sala de aula, considerando como um recurso no qual as crianças conseguem compreender e dar significado ao conteúdo que é desenvolvido cotidianamente a partir dos objetivos propostos no Plano de Curso da escola. O aluno deixa de ser passivo para se tornar ativo no processo de aquisição de conhecimento, passando a desenvolver competências e habilidades tais como: pensar, observar, aprender, pesquisar, estimular leitura, propiciar o trabalho coletivo e individual com total autonomia. O trabalho demonstrou um aumento da interação entre os alunos través de discussões e aumento da curiosidade sobre o conteúdo. Nesse sentido, vídeo-aulas demonstram ser imprescindíveis, motivando e buscando partir de uma educação meramente tradicional para aulas mais dinâmicas e prazerosas que despertem a atenção do aluno fazendo com que sejam desafiados constantemente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |