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dc.contributor.advisorVieira, Sylvio Andre Garcia
dc.creatorMentges, Maiara
dc.date.accessioned2019-05-23T13:54:13Z
dc.date.available2019-05-23T13:54:13Z
dc.date.issued2019-03-08
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16620
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019.por
dc.description.abstractToday technologies are present in the daily lives of almost all people, especially young people. These young people immersed in the technological world sometimes when entering the classroom see themselves in a completely different world in which technologies do not exist. However, these can be used to enrich the process of teaching and learning, making the students have more taste for learning. Thus, interdisciplinarity can also contribute to the motivation of the learner to study the contents addressed in the classroom, as it relates concepts from different areas of knowledge, giving meaning to the learning of concepts that are sometimes seen in isolation. Thus, the present work seeks to understand how the teaching and learning process of Arithmetic Progressions (PA) and Geometric Progressions (PG) is developed, through questionnaires applied to high school mathematics teachers, and to propose an activity about the study of PA and PG graphs through the use of technologies and interdisciplinarity. Thus an activity on the Malthusian Theory developed in Geogebra software was applied to a class of high school students, relating the PA graph with the Graph of Functions Afim and the graph of PG with Exponential Functions. In general, with the present proposal we can highlight the potential of the use of technologies and interdisciplinary proposals in the classroom, as they have the potential to arouse students' interest in the proposed content.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProgressões aritméticaspor
dc.subjectProgressões geométricaspor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectSoftware Geogebrapor
dc.subjectArithmetic progressionseng
dc.subjectGeometric progressionseng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleA interdisciplinaridade no ensino de progressões aritméticas e geométricas por meio de softwares matemáticospor
dc.title.alternativeThe interdisciplinarity in the teaching of arithmetic and geometric progressions by mathematical softwareeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente as tecnologias estão presentes no cotidiano de quase todas as pessoas, principalmente dos jovens. Estes jovens imersos no mundo tecnológico, por vezes, ao entrar na sala de aula se veem em um mundo completamente diferente, em que as tecnologias não existem. No entanto, as mesmas podem ser utilizadas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que os alunos tenham mais gosto pelo aprendizado. Assim, também a interdisciplinaridade pode contribuir para a motivação do educando ao estudo dos conteúdos abordados em sala de aula, a medida que a mesma relaciona conceitos de diferentes áreas do saber atribuindo sentido ao aprendizado de conceitos que por vezes são vistos de forma isolada. Desse modo, o presente trabalho busca entender como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem de Progressões Aritméticas (PA) e Progressões Geométricas (PG), por meio de questionários aplicados a professores de matemática do Ensino Médio, e propor uma atividade sobre o estudo de gráficos de PA e PG por meio da utilização de tecnologias e da interdisciplinaridade. Assim uma atividade sobre a Teoria Malthusiana desenvolvida no software Geogebra foi aplica à uma turma de alunos do Ensino Médio, relacionando o gráfico de PA com o gráfico de Funções Afim e o gráfico de PG com Funções Exponenciais. De modo geral, com a presente proposta pode-se evidenciar as potencialidades da utilização de tecnologias e de propostas interdisciplinares em sala de aula, à medida que as mesmas têm o potencial de despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo proposto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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