dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Dalcin, Margarete Inês | |
dc.date.accessioned | 2016-06-01T14:49:46Z | |
dc.date.available | 2016-06-01T14:49:46Z | |
dc.date.issued | 2011-10-24 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1662 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work was developed in the Specialization Course in Professional Education and
Integrated Education in order to define the students regarding the avoidance of the
night in the final series four stages of primary education, adult education at the Mode
in a state school´s Northern Zone Santa Maria, RS. It was a work that was aimed to
seek possible solution to the dropout, the implementation of Proeja-Fic (National
Program for Integration of Professional Education with Basic Education for Youths
and Adults). This investigation sought by documentary research to verifythe number
of students enrolled, transferred and students who fail concluded, noting as well, a
huge percentage of dropping out due to year (2010). Through archival research and
interviews with students escaped, was checking the different situation that arise in
the history of each to leave school. The research took place, thinking about the
possibility of Proeja-Fic as a way to reduce the drop, providing a perspective of these
students entering the job market with better quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Evasão | por |
dc.subject | PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.title | Possibilidades da implantação do PROEJA como tentativa para diminuir a evasão | por |
dc.title.alternative | Possibilities of implementation of PROEJA an attempt to reduce the drop | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho foi desenvolvido no Curso de Especialização em Educação
Profissional e Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens
e Adultos PROEJA com o objetivo de verificar os motivos referentes à evasão dos
estudantes nas quatro etapas séries finais do ensino fundamental na Modalidade
EJA, em uma Escola Estadual da Zona Norte do município de Santa Maria, RS. Foi
um trabalho que teve como finalidade de buscar possível solução para a evasão, a
implantação do PROEJA-FIC (Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional com a Educação Básica de Jovens e Adultos). Essa investigação
buscou através da pesquisa documental verificar a quantidade de estudantes
matriculados, transferidos, reprovados e de estudantes que concluíram, constatando
assim, uma enorme de evasão no decorrente ano (2010). Por meio de pesquisa
documental e entrevistas com estudantes evadidos, foi verificando as diferentes
situações que se apresentam na história de cada um para abandonem os estudos. A
pesquisa aconteceu, pensando na possibilidade de implantação do PROEJA-FIC
como caminho para diminuir a evasão, possibilitando a esses estudantes uma
perspectiva de inserção no mundo do trabalho com melhor qualidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |