Mostrar registro simples

dc.creatorMachado, Anderson Pinheiro
dc.date.accessioned2019-05-23T20:50:45Z
dc.date.available2019-05-23T20:50:45Z
dc.date.issued2018-08-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16630
dc.description.abstractThis work presents a teaching proposal of RSA Cryptography for a group of 8th and 9th grade students of Elementary School, volunteers in a Mathematics Club from Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Most of the students in this class are frequent medalists in Mathematical Olympiads, but they all share the ease and curiosity in solving challenges.These students, even without any aversion to Mathematics, and presenting above-average reasoning, questioned the practical use of Number Theory tools, as well as the study of prime numbers and Modular Arithmetic, unlike other areas such as Geometry and Algebra. In order to present an application suitable for the class level, was created a sequence of thirteen classes on the subject of RSA Cryptography which included an overview of history and the use of simple cryptographic methods, up to the prerequisites necessary to understand the operation of the RSA, where the Modular Arithmetic, the calculation of multiplicative inverses and the Euler function are fundamental part of this process. It should be noted that RSA is a cryptographic method used in online shopping and banking transactions which, together with the historical character and the challenge of deciphering messages, has become naturally attractive to students. During all classes, were used questions Mathematical Olympiad and other competitions, aggregating in-depth discussions, conjecturing results and allowing small demonstrations that aided in the development of thinking and mathematical reasoning. At appropriate times, it was also made use of applications for smartphones and software associated with Cryptography. A satisfactory result was obtained in view of the students' return (registered in shape of questionnaire) and the new possibilities that will contribute even more to the formation of this teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriptografia RSApor
dc.subjectProposta de ensinopor
dc.subjectOlimpíadas de matemáticapor
dc.subjectAritmética modularpor
dc.subjectPensamento matemáticopor
dc.subjectCryptography RSAeng
dc.subjectTeaching proposaleng
dc.subjectMathematical olympiadseng
dc.subjectModular arithmeticeng
dc.subjectMathematical thinkingeng
dc.titleTeoria dos números e criptografia RSA: uma proposta de ensino para alunos de matemática olímpicapor
dc.title.alternativeTheory of numbers and RSA cryptography: a teaching proposal for students of olympic mathematicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho traz uma proposta de ensino de Criptografia RSA para uma turma de alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, voluntários em um Clube de Matemática do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). Grande parte dos discentes desta turma são medalhistas frequentes em Olimpíadas de Matemática, mas todos compartilham da facilidade e da curiosidade em resolver desafios. Estes alunos, mesmo sem nenhuma aversão à Matemática e, apresentando raciocínio acima da média, questionavam o uso prático de ferramentas da Teoria dos Números, bem como o estudo de números primos e da Aritmética Modular, ao contrário de outras áreas como Geometria e Álgebra. Com o objetivo de apresentar uma aplicação adequada para o nível da turma, criou-se uma sequência de treze aulas sobre o tema Criptografia RSA que incluía desde uma visão geral sobre a história e o uso de métodos criptográficos simples, até os pré-requisitos necessários para entender o funcionamento do RSA, onde a Aritmética Modular, o cálculo de inversos multiplicativos e a função de Euler são parte fundamental deste processo. Destaca- se que o RSA é um método criptográfico utilizado em compras online e transações bancárias que, juntamente com o caráter histórico e o desafio de decifrar mensagens, tornou-se naturalmente atraente aos alunos. Durante todas as aulas, foram utilizadas questões de Olimpíadas de Matemática e de outros concursos, agregando discussões aprofundadas, conjecturando resultados e permitindo pequenas demonstrações que auxiliavam no desenvolvimento do pensamento e do raciocínio matemático. Em momentos oportunos, também se fez uso de aplicativos para smartphone e softwares associados à Criptografia. Concluiu-se um resultado satisfatório tendo em vista o retorno dado pelos alunos (registrado em forma de questionário) e as novas possibilidades que contribuirão ainda mais com a formação deste professor.por
dc.contributor.advisor1Lazzarin, João Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965026304626005por
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809por
dc.contributor.referee2Fusieger, Pedro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0662696868729944por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6225175323539212por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International