dc.contributor.advisor | Müller, Felipe Martins | |
dc.creator | Goudinho, Fabiane Schimith | |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T11:37:51Z | |
dc.date.available | 2019-05-24T11:37:51Z | |
dc.date.issued | 2018-12-14 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16633 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article aims to contribute to the process of children's literacy by observing the application of ludic- pedagogical activities, promoting the use of information technologies in school. With this, we also encourage the training of teachers with the use of digital tools so that the student and the educator have the best possible use of the digital age. For that, a theoretical study on the subject was carried out, having as support the material of the Specialization Course Media in Education, Polo de Cachoeira do Sul, Federal University of Santa Maria – RS, diverse bibliographies, journal articles and others. Subsequently, were observed groups from the Early Years of Rosa Poglia Barbiero State School, in the municipality of Caçapava do Sul / RS, following the methodological guidelines of the More Literacy Program of the Ministry of Education. In this sense, the internet and technology are present in our lives in almost every aspect, being fundamental in cultural, social, economic and educational environments. Considering the presence of the educational media in the students' daily life and as this "digital knowledge" it can be inferred that, it aids in the literacy both of students in school and in the teaching methods of the educators of the Initial Years. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Livros digitais | por |
dc.subject | Tecnologia na infância | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Digital books | eng |
dc.subject | Technology in childhood | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.title | O uso de livros digitais na alfabetização | por |
dc.title.alternative | The use of digital books in literacy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo objetiva proporcionar aos alunos do processo de alfabetização atividades lúdico- pedagógicas, através do uso das tecnologias da informação na escola. Com isso, incentivar a capacitação de professores para uso de ferramentas tecnológicas no seu planejamento didático, para melhor envolver os alunos com a era digital. Para isso, realizou-se um estudo teórico sobre o tema, tendo como apoio o material do Curso de Especialização Mídias na Educação, Polo de Santana do Livramento, da Universidade Federal de Santa Maria – RS, bibliografias diversas, artigos de revistas e outros. Posteriormente, foram observadas turmas dos Anos Iniciais da Escola Estadual Rosa Poglia Barbiero, no município de Caçapava do Sul/RS, seguindo as diretrizes metodológicas do Programa Mais Alfabetização do Ministério da Educação. Nesse sentido, a internet e a tecnologia estão presentes em nossas vidas em praticamente todos os aspectos, sendo fundamental nos meios culturais, sociais, econômicos e educacionais. Tendo em vista a presença das mídias educativas no cotidiano dos alunos e como esse “saber digital” pode-se inferir que, auxilia na alfabetização tanto dos alunos em âmbito escolar quanto nas metodologias de ensino dos educadores dos Anos Iniciais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |