Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontoura, Lisandra Manzoni
dc.creatorBarbieri, Mirian
dc.date.accessioned2019-05-24T12:52:33Z
dc.date.available2019-05-24T12:52:33Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16638
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractWhen we talk about education, we can’t ignore the new information and communication technologies. And among the tools that are part of the techniques of modernization of teaching, there are those of social communication, in this case, blogs, object of this study. The objective of this work was to develop and verify the potential of digital media as facilitators of the teaching-learning process, as well as to provide collaborative learning by promoting concrete transformations in the teacher-student relationship, making classes more dynamic. The work was carried out in the municipality of Nova Palma, at the Municipal School of Elementary Teaching Candida Zasso, with 69 students from the 6th to 9th grade elementary school. The methodology adopted was of a qualitative nature composed of four moments: application of questionnaire, creation of the blog, realization of workshops using the blog and follow-up of the blog with dissemination of events and school work. The answers obtained were analyzed in order to evaluate which one obtained the highest percentage. After the development of this work, it was possible to conclude that the students were motivated to participate in the activities, in order to divulge tasks accomplished, the teachers used the blog to expose work from their classes, there were shared experiences of the school together with the community, the projects and events were divulged, promoting greater appreciation of the school and contributing to the teaching-learning process, the students engaged, produced texts, poems, drawings and several works for publication, thus becoming protagonists of their teaching- learning and with this it was possible to perceive that the blog together with the teacher, were facilitating tools of this process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectMídias educacionaispor
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectEducational mediaeng
dc.titleFerramentas informacionais educativas: o uso do blog como tecnologia educacionalpor
dc.title.alternativeInformation tools educational: the use of blog as educational technologyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoQuando falamos em educação, não podemos deixar de abordar as novas tecnologias de informação e comunicação. E dentre as ferramentas que fazem parte das técnicas de modernização do ensino, encontram-se as de comunicação social, no caso, os blogs, objeto deste estudo. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e verificar as potencialidades das mídias digitais como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, além de proporcionar a aprendizagem colaborativa promovendo transformações concretas na relação professor-aluno, tornando as aulas mais dinâmicas. O trabalho foi desenvolvido no município de Nova Palma, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso, com 69 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa composta por quatro momentos: aplicação de questionário, criação do blog, realização de oficinas utilizando o blog e acompanhamento do blog com divulgação de eventos e trabalhos escolares. As respostas obtidas foram analisadas, a fim de avaliar qual obteve maior porcentagem. Após o desenvolvimento desse trabalho, foi possível concluir que os alunos motivaram-se a participar das atividades, a fim de divulgar tarefas realizadas, os professores utilizaram o blog para expor trabalhos de suas aulas, houve compartilhamento de experiências da escola junto com a comunidade, os projetos e eventos foram divulgados, promovendo maior valorização da escola e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, os alunos se empenharam, produziram textos, poemas, desenhos e diversos trabalhos para publicação, tornando-se assim protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem e com isso foi possível perceber que o blog juntamente como o professor, foram ferramentas facilitadoras desse processo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto