dc.contributor.advisor | Konrath, Mary Lúcia Pedroso | |
dc.creator | Lima, Roberta Medianeira dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-24T13:14:27Z | |
dc.date.available | 2019-05-24T13:14:27Z | |
dc.date.issued | 2018-12-20 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16639 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper shows some theoretical-practical results of the use of radio media in the school
environment as part of the high school education process at the State School Maria Rocha Teacher, in
the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul. The research sought to investigate how the use of radio in
the school environment can contribute to the construction of new learning for the high school students
involved in the communicative process. The purpose was to verify what contributions the use of the
radio in the school brings to the students and teachers in the teaching-learning process in the different
disciplines of the areas of knowledge inserted in the school. This paper is derived from a review of
literature and practical experiences of radio use in school by high school students as a means of
school communication among students. The main conclusion concerns the issue of protagonism,
creativity and communicative fluency developed by members of the school radio. From the planning
and the use of creativity to the development of the most diversified activities, the radio school project
allowed the high school students to become protagonists through the communicative fluency in the school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Rádio-escola | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Processo comunicativo | por |
dc.subject | Radio school | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Communicative process | eng |
dc.title | O uso da rádio educativa no ambiente escolar do ensino médio: protagonismo, criatividade e fluência comunicativa | por |
dc.title.alternative | The use of the educational radio in the high scholl environment: protagonism, creativity and communicative fluence | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo mostra alguns resultados teórico-práticos do uso da mídia rádio no ambiente escolar como
parte do processo educativo do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Maria Rocha, na cidade
de Santa Maria no Rio Grande do Sul. A pesquisa buscou investigar como o uso do rádio no
ambiente escolar pode contribuir para a construção de novas aprendizagens para os alunos do
Ensino Médio envolvidos no processo comunicativo. O objetivo era verificar quais as contribuições a
utilização do rádio na escola traz aos alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem nas
diferentes disciplinas das áreas do conhecimento inseridas na escola. Este trabalho é derivado de
uma revisão de literatura e experiências práticas de uso da rádio na escola pelos alunos do Ensino
Médio como meio de comunicação escolar entre os alunos. A principal conclusão diz respeito à
questão do protagonismo, criatividade e fluência comunicativa desenvolvida pelos integrantes da
rádio escolar. A partir do planejamento e o uso da criatividade para o desenvolvimento das mais
diversificadas atividades o projeto rádio escola proporcionou aos estudantes do ensino médio
tornarem-se protagonistas por meio da fluência comunicativa no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |