Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChicon, Patricia Mariotto Mozzaquatro
dc.creatorBonazza, Daiana Santos Jardim
dc.date.accessioned2019-05-24T15:25:11Z
dc.date.available2019-05-24T15:25:11Z
dc.date.issued2019-03-16
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16646
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe current regular education has undergone a period of great transformations with the arrival of information and communication technologies (ICT), that is, modernity integrates new areas of knowledge and new social behaviors of consumption. With this, the teaching of history needs to improve new educational methodologies and incorporate ICTs into the digital inclusion process. Based on this assumption, better teaching methods are needed for the learning of students in the classroom, it should be possible to better investigate the learning of history through reflection, debates, and the fixation of the content of a Globalizing and dynamic form. In this context, we seek to address the benefits of the pedagogical union between the technologies applied to the teaching of history. This research aims to conduct a study on ICT applied to the teaching of history, as well as to insert in practice the use of them in the classes. The methodology used is classified as bibliographic research and field research. The study was carried out with students from the 8th grade classes of a elementary school in the city of Cruz Alta. It was attempted to associate the theory with the image (representation of historical facts by means of slides). The results were conclusive and expected, that is, it was possible to insert the technologies in the teaching of history through the use of images (historical and current iconography). It was found that the classes became more dynamic, giving the student a greater visual 1 Artigo apresentado ao Curso de Mídias na Educação da Universidade Federal de Santa Maria, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Mídias na Educação 2Aluno(a) do Curso de Mídias na Educação da Universidade Federal de Santa Maria. 3Professor Orientador, Mestre, Universidade Federal de Santa Maria.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectImageseng
dc.titleInserção das novas tecnologias no ensino de história utilizando imagenspor
dc.title.alternativeInsertion of new technologies in the teaching of history using imageseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO ensino regular atual vem passando por um período de grandes transformações com a chegada das tecnologias da informação e comunicação (TIC), ou seja, a modernidade integra-se a novas áreas de conhecimento e de novos comportamentos sociais de consumo. Com isso o ensino de História precisa aperfeiçoar novas metodologias educacionais e incorporar as TICs ao processo de inclusão digital. Partindo-se deste pressuposto, necessita-se de melhores métodos de ensino para o aprendizado dos educandos em sala de aula, deve-se possibilitar uma melhor investigação sobre o aprendizado de História com a constante reflexão, debates, e da fixação do conteúdo de uma forma globalizante e dinâmica. Neste contexto, busca-se abordar os benefícios da união pedagógica entre as tecnologias aplicadas ao ensino de História. Esta pesquisa tem o objetivo de realizar um estudo sobre as TIC aplicadas ao ensino de História, como também, inserir na prática a utilização das mesmas nas aulas. A metodologia utilizada classifica-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O trabalho foi realizado com alunos das turmas de 8º série de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Cruz Alta. Buscou-se associar a teoria com a imagem (representação de fatos históricos por meio de slides). Os resultados foram conclusivos e esperados, isto é, foi possível inserir as tecnologias no ensino de História por meio da utilização de imagens (iconografia histórica e atual). Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas, proporcionando ao aluno uma maior aproximação visual da época e do fato contado. Por meio das TIC foi possível inserir visualmente fatos, instigando a curiosidade, a participação e o debate discente/docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto