Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNoguti, Fabiane Cristina Höpner
dc.creatorAguiar Júnior, Osvaldo de Lira
dc.date.accessioned2019-05-27T12:49:37Z
dc.date.available2019-05-27T12:49:37Z
dc.date.issued2018-12-08
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16659
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper presents as was the planning and execution of a Descriptive Geometry. The class was taught at State Institute of Education Elisa Ferrari Valls, in Uruguaiana City – RS, in a class of the third year of the High School. In first moment, a questionnaire was applied to know the students prior knowledge. After, It was applied the unprecedent class about Descriptive Geometry and the students built the models of the projection plans , and and they answered a task about this activity. In the end of the unprecedent class, the students answered a subject questionnaire about the relationship of the Descriptive Geometry with the content of the Geometry of high school. With the present work, it was tried to demonstrate that the students who study Descriptive Geometry or Geometric Drawing have a greater understanding of the objects around them, making possible the understanding of the world that they live. This experience was very rewarding for both the teacher-researcher and the students involved. The main results obtained from the Unprecedented Class was a better understanding of the shapes of objects by the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeometria descritivapor
dc.subjectAula inéditapor
dc.subjectMaquetepor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectDescriptive geometryeng
dc.subjectUnprecedented classeng
dc.subjectModeleng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleGeometria descritiva no ensino médiopor
dc.title.alternativeDescriptive geometry in high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o planejamento e execução de uma aula de Geometria Descritiva. A aula foi ministrada no Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, na cidade de Uruguaiana – RS, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário para saber o conhecimento prévio dos alunos. Após isso, passou-se a aplicar a Aula Inédita sobre Geometria Descritiva, e os alunos construíram as maquetes dos planos de projeção , e e responderam a uma tarefa sobre esta atividade. No fim da Aula Inédita, os alunos responderam a um questionário subjetivo sobre a relação da Geometria Descritiva e os conteúdos de Geometria do Ensino Médio. Com o presente trabalho, buscou-se demonstrar que os alunos que estudam Geometria Descritiva ou Desenho Geométrico têm uma maior compreensão dos objetos a sua volta, possibilitando a compreensão do mundo que vivem. Esta experiência foi muito gratificante tanto para o professor-pesquisador quanto para os alunos envolvidos. O principal resultado obtido com a Aula Inédita foi uma melhor compreensão das formas dos objetos por parte dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto