dc.contributor.advisor | Noguti, Fabiane Cristina Höpner | |
dc.creator | Aguiar Júnior, Osvaldo de Lira | |
dc.date.accessioned | 2019-05-27T12:49:37Z | |
dc.date.available | 2019-05-27T12:49:37Z | |
dc.date.issued | 2018-12-08 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16659 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper presents as was the planning and execution of a Descriptive Geometry. The class was taught at State Institute of Education Elisa Ferrari Valls, in Uruguaiana City – RS, in a class of the third year of the High School. In first moment, a questionnaire was applied to know the students prior knowledge. After, It was applied the unprecedent class about Descriptive Geometry and the students built the models of the projection plans , and and they answered a task about this activity. In the end of the unprecedent class, the students answered a subject questionnaire about the relationship of the Descriptive Geometry with the content of the Geometry of high school. With the present work, it was tried to demonstrate that the students who study Descriptive Geometry or Geometric Drawing have a greater understanding of the objects around them, making possible the understanding of the world that they live. This experience was very rewarding for both the teacher-researcher and the students involved. The main results obtained from the Unprecedented Class was a better understanding of the shapes of objects by the students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geometria descritiva | por |
dc.subject | Aula inédita | por |
dc.subject | Maquete | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Descriptive geometry | eng |
dc.subject | Unprecedented class | eng |
dc.subject | Model | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | Geometria descritiva no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Descriptive geometry in high school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o planejamento e execução de uma aula de Geometria Descritiva. A aula foi ministrada no Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, na cidade de Uruguaiana – RS, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário para saber o conhecimento prévio dos alunos. Após isso, passou-se a aplicar a Aula Inédita sobre Geometria Descritiva, e os alunos construíram as maquetes dos planos de projeção , e e responderam a uma tarefa sobre esta atividade. No fim da Aula Inédita, os alunos responderam a um questionário subjetivo sobre a relação da Geometria Descritiva e os conteúdos de Geometria do Ensino Médio. Com o presente trabalho, buscou-se demonstrar que os alunos que estudam Geometria Descritiva ou Desenho Geométrico têm uma maior compreensão dos objetos a sua volta, possibilitando a compreensão do mundo que vivem. Esta experiência foi muito gratificante tanto para o professor-pesquisador quanto para os alunos envolvidos. O principal resultado obtido com a Aula Inédita foi uma melhor compreensão das formas dos objetos por parte dos alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |