Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Leandro Brutti da
dc.date.accessioned2019-05-27T14:55:41Z
dc.date.available2019-05-27T14:55:41Z
dc.date.issued2018-07-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16668
dc.description.abstractThe teaching process goes through stages, among them we can mention the observance by the educator of the local peculiarities, and must, above all, pay attention to nonscientific knowledge, such as the different beliefs, customs and habits that make up the different cultures . This dissertation seeks to demonstrate, taking into account interculturality, that the use of popular knowledge has important importance in teacher training, from its formation to teaching practice. The mixture of scientific knowledge and popular knowledge must be the basis of a system of education that meets the social needs of the environment in which they are inserted. The use of local culture is of fundamental importance in the teaching process, in order to achieve a more welcoming learning model. In the same way, we will seek to demonstrate the need for teachers to understand the transmission of the knowledge to the students, not by literacy but by the local culture, by popular knowledge, by contributing to a teaching model that includes teachers who understand that teaching can not be based only on what is literally recorded and can not be mathematical, but rather, adapted to the social and historical context of each student, dialoguing with the cultural context, so that it is more effective and the suggestion addressed here is that using intercultural and empirical understanding of the relevance of popular knowledge to the Brazilian educational system.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSaberes popularespor
dc.subjectIntercultura e formação de professorespor
dc.subjectPopular knowledgeeng
dc.subjectInterculture and teacher trainingeng
dc.titleFormação de professores e saberes populares: um olhar interculturalpor
dc.title.alternativeTraining of teachers and popular knowledge: an intercultural lookeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO processo de ensino passa por etapas, dentre elas podemos citar, a observância, por parte do educador, das peculiaridades locais, devendo, principalmente, atentar aos saberes não científicos, como por exemplo as diferentes crenças, costumes e hábitos que compõe as diferentes culturas. A presente dissertação, busca demonstrar, levando em conta a interculturalidade, que a utilização dos saberes populares tem importante destaque na formação de professores, desde a sua formação até a prática docente. A mescla do saber cientifico e do saber popular deve ser a base de um sistema de ensino que atenda as necessidades sociais do meio em que estão inseridas. A utilização da cultura local é de fundamental importância no processo de ensino, para que se consiga alcançar um modelo de aprendizado mais acolhedor. Da mesma forma, buscaremos aqui, demonstrar a necessidade da compreensão por parte dos professores, de utilizar o que não está literalmente escrito e sim, enraizado na cultura local, nos conhecimentos populares, contribuindo com um modelo de ensino que forme professores que entendam que o ensino não pode ser pautado somente no que está literalmente registrado e não pode ser exato, mas, sim, construído adaptadamente ao contexto social e histórico de cada aluno, dialogando com o contexto cultural, para que seja mais efetivo e a sugestão aqui abordada é de que utilizando a intercultura e a empiria se compreenda a relevância dos saberes populares para o sistema educacional brasileiro.por
dc.contributor.advisor1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee2Maders, Sandra
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8358807580526339por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6755443318040521por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International