Rádio Escola: uma ferramenta midiática para as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª. Hilda Köetz
Resumo
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a rádio escola como uma ferramenta de mídias que pode contribuir no processo educativo, explorando com o educando as potencialidades desse recurso na construção do conhecimento e inclusão de alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem. Para isso tomou-se como referência os estudos de Moran (2007) sobre as tecnologias na educação; de Perrenoud (2008) com relação à concepção de habilidades e competências, de Dockrell e Mcshane (2000) nas concepções que diz respeito à aprendizagem no aspecto cognitivo; de Freire (2000) tendo como referencial "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa", ensinar a partir do conhecimento já existente, da realidade do aluno. Propondo um estudo fundamentado na revisão de conceitos que envolvem a temática, o rádio como meio de comunicação, o rádio como espaço para o exercício da cidadania, o rádio como uma ferramenta de mídia que pode contribuir no processo ensino-aprendizagem expandindo o diálogo sobre a utilização de tecnologias na escola com a perspectiva de construir novas propostas que possa de fato somar no desenvolvimento educacional.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]