A gestão da política cultural da UFSM: o Centro de Convenções e o potencial de aproximação com a comunidade
Resumen
A gestão cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vem sendo desenvolvida
com base nas diretrizes nacionais de cultura e alinhada aos desafios constantes no Plano de
Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição, possibilitando que a UFSM, entidade
pública, representante do Estado, consiga desenvolver estratégias de difusão cultural e de
aproximação com a comunidade onde está inserida. O PDI possibilita que através do
planejamento estratégico, a gestão cultural da UFSM consiga atingir seus objetivos e metas
conjuntamente com o Plano Nacional de Cultura que visa entre outros fatores o
fortalecimento institucional e a definição de políticas que assegurem o direito constitucional à
cultura; a proteção e a promoção do patrimônio cultural e a diversidade étnica, artística e
cultural. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa é identificar e descrever de que
forma as ações desenvolvidas pela gestão cultural da instituição afetam e causam impactos
positivos nas pessoas que se beneficiam da cultura produzida e gerida na UFSM e ainda
propor o fortalecimento da relação entre a UFSM e a comunidade local, para que essa
integração entre o setor público e a sociedade seja promotora de conhecimento, de cidadania e
de bem-estar social. Os procedimentos metodológicos caracterizam o estudo como descritivo
no que se refere à classificação. Foram utilizados dados oriundos de relatórios obtidos nos
Portais da UFSM. Os resultados apontam que há uma participação importante da comunidade
acadêmica na promoção e no acesso a cultura produzida na universidade e conclui-se que é
importante haver uma maior concordância entre as ações planejadas e executadas pela gestão
cultural da UFSM com as diretrizes culturais vigentes.
Colecciones
- Gestão Pública - EaD [343]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: