Educação infantil do campo no município de Santa Maria/RS: os ciclos de formação como possibilidades político-pedagógicas
Resumo
Esta pesquisa buscou compreender de que forma as Políticas Públicas, criadas para auxiliar e promover a Educação Infantil, têm contribuído para a Educação Infantil do Campo, em especial, como os Ciclos de Formação nas Escolas do Campo podem vir a ser uma possibilidade pedagógica, colaborando para a melhoria do processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como lócus de pesquisa, foi escolhido o município de Santa Maria/RS, uma vez que possui, no âmbito da esfera municipal, uma equipe de trabalho dedicada à pesquisa e à organização da Educação do Campo no município. Os objetivos específicos auxiliaram na aproximação da organização curricular, política e territorial das escolas do campo, assim como da formação de professores que atuam na área e nestes contextos locais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, constituiu-se a partir dos referenciais da área, tais como: bases legais das esferas federal, estadual e municipal, suplementada pelas pesquisas acadêmico-científicas de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Farias e Antunes (2014), Mainardes (2007) e Silva (2013), de revistas e periódicos on-line e impressos, grupos de pesquisas nacionais e grupos de trabalho (GTs) da Anped Nacional. Contou-se com a participação de uma colaboradora, a professora gestora da Educação do Campo, atuando na SMED/SM, o que possibilitou o diálogo com a proposta municipal existente e em construção da rede municipal de Santa Maria. Como possibilidade pedagógica e curricular, apresentou-se a proposta dos Ciclos de Formação às escolas do campo. Foram apresentados, ainda, novos programas de formação, destinados à Educação do Campo, os quais partem do PROMSAC e visam aproximação dos alunos e professores com a comunidade camponesa e a valorização deste espaço.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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