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dc.contributor.advisorFarias, Graziela Franceschet
dc.creatorHeck, Márcia Fernanda
dc.date.accessioned2019-05-27T16:01:17Z
dc.date.available2019-05-27T16:01:17Z
dc.date.issued2018-10-11
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16672
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis research looked for to understand how Public Policies, created to assist and promote Early Childhood Education, they have been contributing to the Early Childhood Education in Field, especially, how the Cycles of Formation in Field Schools can be a pedagogical possibility, collaborating for the improvement of the process of transition of the Early Childhood Education for the First Years of Basic Schooling. As research locus, was chosen the city of Santa Maria/RS, once it possesses, in the extent of the municipal sphere, a work team dedicated to the research and the organization of the Field Education in the city. The specific objectives aided in the approach of the organization curricular, politics and territorial of the schools of the field, as well as of the teachers' formation that they act in the area and in these local contexts. The research, of qualitative approach, was constituted starting from the referenciais of the area, such as: legal bases of the spheres federal, state and municipal, supplemented for the academic-scientific researches of Arroyo, Caldart e Molina (2011), Farias and Antunes (2014), Mainardes (2007) and Silva (2013), of magazines and online newspapers and printed papers, groups of national researches and groups of work (GTs) of National Anped. It was counted with a collaborator's participation, the teacher manager of Field Education, acting in SMED/SM, what made possible the dialogue with the existent municipal proposal and in construction of Santa Maria's municipal net. As pedagogic possibility and curricular, the proposal of the Cycles of Formation to the schools of the field was presented. They were presented, still, new formation programs, destined to the Field Education, which leave of PROMSAC and they seek the students' approach and teachers with the peasant community and the valorization of this space.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectCiclos de formaçãopor
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectField educationeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectCycles of formationeng
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.titleEducação infantil do campo no município de Santa Maria/RS: os ciclos de formação como possibilidades político-pedagógicaspor
dc.title.alternativeEarly childhood education in field in the municipality of Santa Maria/RS: the cycles of formation as political-pedagogic possibilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender de que forma as Políticas Públicas, criadas para auxiliar e promover a Educação Infantil, têm contribuído para a Educação Infantil do Campo, em especial, como os Ciclos de Formação nas Escolas do Campo podem vir a ser uma possibilidade pedagógica, colaborando para a melhoria do processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como lócus de pesquisa, foi escolhido o município de Santa Maria/RS, uma vez que possui, no âmbito da esfera municipal, uma equipe de trabalho dedicada à pesquisa e à organização da Educação do Campo no município. Os objetivos específicos auxiliaram na aproximação da organização curricular, política e territorial das escolas do campo, assim como da formação de professores que atuam na área e nestes contextos locais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, constituiu-se a partir dos referenciais da área, tais como: bases legais das esferas federal, estadual e municipal, suplementada pelas pesquisas acadêmico-científicas de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Farias e Antunes (2014), Mainardes (2007) e Silva (2013), de revistas e periódicos on-line e impressos, grupos de pesquisas nacionais e grupos de trabalho (GTs) da Anped Nacional. Contou-se com a participação de uma colaboradora, a professora gestora da Educação do Campo, atuando na SMED/SM, o que possibilitou o diálogo com a proposta municipal existente e em construção da rede municipal de Santa Maria. Como possibilidade pedagógica e curricular, apresentou-se a proposta dos Ciclos de Formação às escolas do campo. Foram apresentados, ainda, novos programas de formação, destinados à Educação do Campo, os quais partem do PROMSAC e visam aproximação dos alunos e professores com a comunidade camponesa e a valorização deste espaço.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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