Análise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGS
Resumo
Esta monografia analisa o uso de metodologias ativas de aprendizagem no ensino
da sustentabilidade, escolhendo como estudo de caso as disciplinas de graduação
“Gestão Sócio-Ambiental nas Empresas”, do Curso de Graduação em
Administração, e “Gestão Socioambiental em Organizações Públicas e Sociais”, do
Curso de Graduação em Administração Pública e Social, da Escola de
Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assim,
procura-se analisar a aplicação de metodologias ativas utilizadas no processo de
ensino e aprendizagem da sustentabilidade nas disciplinas, assim como verificar a
percepção dos alunos no final do curso com relação à temática e sobre as atividades
realizadas. Por meio da metodologia qualitativa, a coleta de dados foi realizada sob
a forma de pesquisa documental, observação participante e questionário no primeiro
semestre de 2018. A aplicação das metodologias ativas são descritas e analisadas a
partir de documentos utilizados nas disciplinas e da observação participante, e a
percepção dos alunos a partir de um questionário aplicado no final das disciplinas e
de sua análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que a
aplicação das metodologias ativas de aprendizagem nas atividades das disciplinas
colaboraram para que os alunos desenvolvessem seus processos de construção do
conhecimento. Por meio da análise das respostas dos alunos no final do curso,
observou-se também um olhar crítico com relação à sustentabilidade tanto no âmbito
profissional quanto pessoal. Conclui-se que a educação ambiental torna-se cada vez
mais fundamental na formação de profissionais e cidadãos críticos quanto à relação
sociedade-natureza nos cursos de Administração, modificando as atitudes e
comportamentos em prol do desenvolvimento sustentável. Nessa direção, a
utilização de metodologias ativas de aprendizagem é muito relevante para a
construção do conhecimento dos educandos.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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