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dc.contributor.advisorTrevisan, Mario Luiz
dc.creatorSchiavi, Cristiano Sordi
dc.date.accessioned2019-05-28T13:32:44Z
dc.date.available2019-05-28T13:32:44Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16679
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis monograph analyzes the use of active learning methodologies in the teaching of sustainability, choosing as a case study the disciplines "Social and Environmental Management in Business", of the Graduation Course of Administration, and "Social and Environmental Management in Public and Social Organizations", of the Graduation Course of Public and Social Administration, of the School of Administration, of the Federal University of Rio Grande do Sul. Thus, it seeks to analyze to analyze the application of active methodologies used in the teaching and learning process of sustainability in the disciplines, as well as to verify the students' perception at the end of the course regarding the sustainable development theme and the activities performed. Through the qualitative methodology, the data collection was done in the form of documentary research, participant observation and questionnaire in the first semester of 2018. The results of the research demonstrated that the application of the active learning methodologies in the activities of the disciplines collaborated so that the students developed their processes of knowledge construction. Through the analysis of the students' responses at the end of the course, a critical view was also observed regarding sustainability both in the professional and personal spheres. It is concluded that environmental education becomes increasingly fundamental in the training of professionals and citizens critical of the society-nature relationship in Management courses, modifying attitudes and behaviors towards sustainable development. In this direction, the use of active learning methodologies is very relevant for the construction of the students' knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectActive learning methodologieseng
dc.subjectAdministrationeng
dc.titleAnálise do uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem da sustentabilidade em cursos de graduação da escola de administração da UFRGSpor
dc.title.alternativeAnalysis of the use of active methodologies in the process of sustainability learning in graduation courses of the school of administration of UFRGSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEsta monografia analisa o uso de metodologias ativas de aprendizagem no ensino da sustentabilidade, escolhendo como estudo de caso as disciplinas de graduação “Gestão Sócio-Ambiental nas Empresas”, do Curso de Graduação em Administração, e “Gestão Socioambiental em Organizações Públicas e Sociais”, do Curso de Graduação em Administração Pública e Social, da Escola de Administração, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assim, procura-se analisar a aplicação de metodologias ativas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da sustentabilidade nas disciplinas, assim como verificar a percepção dos alunos no final do curso com relação à temática e sobre as atividades realizadas. Por meio da metodologia qualitativa, a coleta de dados foi realizada sob a forma de pesquisa documental, observação participante e questionário no primeiro semestre de 2018. A aplicação das metodologias ativas são descritas e analisadas a partir de documentos utilizados nas disciplinas e da observação participante, e a percepção dos alunos a partir de um questionário aplicado no final das disciplinas e de sua análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram que a aplicação das metodologias ativas de aprendizagem nas atividades das disciplinas colaboraram para que os alunos desenvolvessem seus processos de construção do conhecimento. Por meio da análise das respostas dos alunos no final do curso, observou-se também um olhar crítico com relação à sustentabilidade tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Conclui-se que a educação ambiental torna-se cada vez mais fundamental na formação de profissionais e cidadãos críticos quanto à relação sociedade-natureza nos cursos de Administração, modificando as atitudes e comportamentos em prol do desenvolvimento sustentável. Nessa direção, a utilização de metodologias ativas de aprendizagem é muito relevante para a construção do conhecimento dos educandos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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