A educação ambiental e a compostagem doméstica: estratégia versátil para reutilização de resíduos sólidos orgânicos
Resumo
O presente trabalho realizou-se com 15 alunos, na turma do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Lencina, na cidade de São Luiz Gonzaga-RS, tendo como objetivo introduzir a temática dos Resíduos Sólidos Urbanos e da reciclagem, especialmente através da compostagem doméstica, por meio de uma palestra e de uma atividade prática de compostagem. Inicialmente foi aplicado um questionário contendo 23 perguntas, dividido em dois eixos temáticos, que teve como finalidade avaliar o nível de conhecimento dos indivíduos amostrados, sobre aspectos relativos a produção, separação e destino dos Resíduos Sólidos Urbanos e também sobre reciclagem e reutilização dos resíduos produzidos na escola e em suas residências, especialmente do resíduo orgânico, através da temática da compostagem doméstica. Durante a análise inicial do questionário, observou-se que vários alunos não possuíam conhecimento acerca de temas simples, como a coleta seletiva e sua importância ambiental. Durante a explanação oral, procurou-se orientar os alunos sobre a importância da separação dos resíduos, da diminuição da quantidade gerada e, especialmente, do seu reaproveitamento, evidenciando que atitudes individuais, fortalecem as atitudes coletivas, em termos de proteção e preservação do meio ambiente. Em um segundo momento, foi trabalhada a temática da compostagem doméstica. Primeiramente, foi explicado de forma teórica como se constrói uma composteira doméstica com materiais recicláveis, como a garrafa PET, tendo cada uma de suas partes caracterizadas, como o digestor e coletor. Em seguida, através de desenhos feitos em quadro-negro, foi demonstrado como se dá o processo biológico da compostagem, esclarecendo os tipos de matéria orgânica que podem ser utilizados no processo de compostagem doméstica e como a mesma é realizada. Em seguida, com a ajuda dos alunos, montou-se uma composteira em garrafa PET de 20 litros, onde os alunos puderam acompanhar na prática que para manter uma composteira em suas casas não demanda gastos financeiros, nem conhecimentos técnicos muito apurados, sendo um processo de simples execução. Decorridos 7 dias da montagem do sistema de compostagem, fez-se o acompanhamento e aplicou-se novamente o questionário inicial, para verificar o grau de compreensão dos alunos após o desenvolvimento do processo, especialmente no que diz respeito às suas visões protecionistas do meio ambiente. Por fim, concluiu-se que as atividades referentes à educação ambiental, embora através de temáticas como a compostagem doméstica, são cruciais para o desenvolvimento humano, especialmente de crianças em fase de formação, para que os sujeitos possam modificar suas relações com a natureza, corroborando assim para uma relação mais harmônica e saudável com o meio ambiente.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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