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dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorJaques, André Porto
dc.date.accessioned2019-05-28T14:46:29Z
dc.date.available2019-05-28T14:46:29Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16681
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper analyzes the probable causes for the reduction of the number of students enrolled in a teaching unit located in the eastern zone of Porto Alegre - RS. It is based on the initial hypothesis that the fact would be associated, mainly, to the change of address of the mentioned school, due to the construction of a public company in the place, added to the unavailability of public transportation offer at the new facilities door. The study justifies the need to identify precisely the reasons that led to the worsening of this fact, used by the Management Body, as the justification for the prohibition of new enrollments in this education unit this year. Methodologically it consists of a research of mixed methods, that used questionnaires and interviews as tools of data collection. Fifty students and five teachers participated, in a universe of approximately four hundred people. It was evidenced that the majority of the students needs public transportation to move to the said school, since they live in neighboring districts. Other factors contributed to the reduction of enrollment and transfer of students, such as the very low use of Information and Communication Technologies (ICTs), infrastructure problems for Physical Education classes and sports practices, as well as the location of the school, associated to problems in the way that gives access to it. Finally, the study identified a certain weakening in the performance of school management to act in the issues addressed by this study, largely due to the low participation of the school community in the teaching unit.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectMatrículaspor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEnrollmenteng
dc.titleRedução das matrículas no ensino fundamental: o caso da EEEF Onofre Pires em Porto Alegre – RSpor
dc.title.alternativeReduction of enrollment in fundamental education: the case of EEEF Onofre Pires in Porto Alegre - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho analisa as prováveis causas para a redução do número de alunos matriculados em uma unidade de ensino localizada na zona leste de Porto Alegre – RS. Se parte da hipótese inicial de que o fato está associado, principalmente, à mudança de endereço da referida escola, em razão da construção de uma empresa pública no local, somado a indisponibilidade de oferta de transporte público a porta das novas instalações. Justificamos o estudo pela necessidade de identificar precisamente os motivos que resultam no agravamento deste fato, usado pelo Órgão Gestor, como justificativa para a proibição de novas matrículas nesta unidade de ensino no corrente ano. Metodologicamente consiste em uma pesquisa de métodos mistos, pois utilizamos questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Obtivemos cinquenta participantes do segmento alunos e cinco de professores. Evidenciamos que a maioria dos alunos necessitam de transporte público para se deslocar até a referida escola, pois os mesmos residem em bairros vizinhos. Outros fatores contribuem para a redução do número de matrículas e transferência de alunos, como a pouquíssima utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), problemas de infraestrutura para as aulas de Educação Física e prática esportiva, bem como a localização da escola, associada a problemas na via que dá acesso à mesma. Por fim, identificamos certo enfraquecimento na atuação da gestão escolar para atuar nas questões abordadas por este estudo, grande parte em razão da baixa participação da comunidade escolar junto a unidade de ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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