dc.contributor.advisor | Sagrillo, Daniele Rorato | |
dc.creator | Jaques, André Porto | |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T14:46:29Z | |
dc.date.available | 2019-05-28T14:46:29Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16681 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper analyzes the probable causes for the reduction of the number of students enrolled
in a teaching unit located in the eastern zone of Porto Alegre - RS. It is based on the initial
hypothesis that the fact would be associated, mainly, to the change of address of the
mentioned school, due to the construction of a public company in the place, added to the
unavailability of public transportation offer at the new facilities door. The study justifies the
need to identify precisely the reasons that led to the worsening of this fact, used by the
Management Body, as the justification for the prohibition of new enrollments in this
education unit this year. Methodologically it consists of a research of mixed methods, that
used questionnaires and interviews as tools of data collection. Fifty students and five teachers
participated, in a universe of approximately four hundred people. It was evidenced that the
majority of the students needs public transportation to move to the said school, since they live
in neighboring districts. Other factors contributed to the reduction of enrollment and transfer
of students, such as the very low use of Information and Communication Technologies
(ICTs), infrastructure problems for Physical Education classes and sports practices, as well as
the location of the school, associated to problems in the way that gives access to it. Finally,
the study identified a certain weakening in the performance of school management to act in
the issues addressed by this study, largely due to the low participation of the school
community in the teaching unit. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Matrículas | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Enrollment | eng |
dc.title | Redução das matrículas no ensino fundamental: o caso da EEEF Onofre Pires em Porto Alegre – RS | por |
dc.title.alternative | Reduction of enrollment in fundamental education: the case of EEEF Onofre Pires in Porto Alegre - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa as prováveis causas para a redução do número de alunos matriculados
em uma unidade de ensino localizada na zona leste de Porto Alegre – RS. Se parte da hipótese
inicial de que o fato está associado, principalmente, à mudança de endereço da referida escola,
em razão da construção de uma empresa pública no local, somado a indisponibilidade de
oferta de transporte público a porta das novas instalações. Justificamos o estudo pela
necessidade de identificar precisamente os motivos que resultam no agravamento deste fato,
usado pelo Órgão Gestor, como justificativa para a proibição de novas matrículas nesta
unidade de ensino no corrente ano. Metodologicamente consiste em uma pesquisa de métodos
mistos, pois utilizamos questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados.
Obtivemos cinquenta participantes do segmento alunos e cinco de professores. Evidenciamos
que a maioria dos alunos necessitam de transporte público para se deslocar até a referida
escola, pois os mesmos residem em bairros vizinhos. Outros fatores contribuem para a
redução do número de matrículas e transferência de alunos, como a pouquíssima utilização de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), problemas de infraestrutura para as aulas
de Educação Física e prática esportiva, bem como a localização da escola, associada a
problemas na via que dá acesso à mesma. Por fim, identificamos certo enfraquecimento na
atuação da gestão escolar para atuar nas questões abordadas por este estudo, grande parte em
razão da baixa participação da comunidade escolar junto a unidade de ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |