Mostrar registro simples

dc.creatorBairros, Catia Pascotini
dc.date.accessioned2019-05-28T14:58:31Z
dc.date.available2019-05-28T14:58:31Z
dc.date.issued2018-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16682
dc.description.abstractThe present work is part of the Pedagogical Management and Educational Contexts research line of the Post-Graduate Program in Public Policies and Educational Management, Professional Master's, Federal University of Santa Maria (UFSM). The question that triggers the research is: Can life trajectories and experiences of the collaborators lead us to understand the social changes in teacher education? From this question arise others that contribute in this investigative process: What are the constructions of teaching? What do they comprise by vocational training? What is the teaching job for them? This research aims to understand the choices of professional formation and to discuss the teacher formation through the life trajectories narrated by four Normalist Professors of the State Institute of Education Olavo Bilac. The approach will be qualitative, making use of life stories in the perspective of narrative research. The collaborators were students who attended the Normal Course and who already had a degree. The work will address the trajectory of professional training of these women, teacher training and also aspects of the experience from the life narratives told by the women interviewed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHistórias de vidapor
dc.subjectPesquisa narrativapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLife storieseng
dc.subjectNarrative researcheng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleHistórias de vida e narrativas de quatro professoras normalistaspor
dc.title.alternativeLife stories and narratives of four normal teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A questão desencadeadora da pesquisa é: As trajetórias de vida e as experiências das colaboradoras podem nos levar a compreender as mudanças sociais na formação docente? Dessa questão suscitam outras que contribuem nesse processo investigativo: Quais as construções de docência? O que compreendem por formação profissional? O que vem a ser o trabalho docente para elas? Como e quais as experiências de vida influenciam suas trajetórias?O que buscam ao escolher o curso Normal?A pesquisa tem por objetivo compreender as escolhas da formação profissional e discutir a formação docente através das trajetórias de vida narrada por quatro Professoras Normalistas do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. A abordagem será qualitativa, fazendo uso de história de vidas na perspectiva da pesquisa narrativa. As colaboradoras foram alunas que cursaram o Curso Normal e que já possuíam uma licenciatura. O trabalho abordará a trajetória de formação profissional dessas mulheres, a formação docente e também aspectos da experiência a partir das narrativas de vida contadas pelas entrevistadas.por
dc.contributor.advisor1Coelho, Roseane Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9825202046650599por
dc.contributor.referee1Arenhaldt, Rafael
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085088771274168por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8349769527324168por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International