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dc.contributor.advisorRodrigues, Claudia Flores
dc.creatorSouza, Maria do Carmo Ferreira de
dc.date.accessioned2019-05-29T15:41:40Z
dc.date.available2019-05-29T15:41:40Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16697
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010.por
dc.description.abstractFor many physical education classes are a source of pleasure and joy, and always expected within the school environment. From this characteristic, Physical Education can contribute to the process of including children with special needs in regular schools. Their own content and objectives contribute to a better perspective on aspects of child development motor, cognitive, affective and social. Inclusion is the ideal way to ensure equal opportunities and enable disabled children can relate to other children and establish trade to grow. This study aimed to propose the inclusion of children with special needs in physical education classes in the early years of elementary education, with reference to several authors and the Theory of Multiple Intelligences. Physical Education contributes to the development, and help in the understanding of content related to several of the multiple intelligences. Because it is a discipline where the playfulness, freedom and individuality are expressed, it becomes an ideal environment for both learning of normal children, as the special educational needs and provides the relationship between them. By offering the full development of aspects of motor, affective, cognitive and social, physical education enables the child to be included in the special room and regular part of the common educational system. Performed within a perspective of inclusion through the Physical Education building on Multiple Intelligences and also in accordance with the ideas of these authors will become essential in an inclusive school discipline.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleA perspectiva da inclusão na educação física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Teófilo Otoni, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoPara muitos, aulas de Educação Física são fonte de prazer e alegria, sempre bem esperadas dentro do ambiente escolar. A partir dessa característica, a Educação Física pode contribuir com o processo de inclusão de crianças com necessidades especiais na escola regular. Seus conteúdos e objetivos próprios contribuem para uma perspectiva de melhor desenvolvimento da criança nos aspectos motor, cognitivo, afetivo e social. A inclusão é o modo ideal de garantir igualdade de oportunidades e permitir que crianças portadoras de deficiência possam relacionar-se com outras crianças e estabelecer trocas para poderem crescer. Este estudo teve o propósito de propor a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como referência Vários autores e a Teoria das Inteligências Múltiplas. A Educação Física contribui para o desenvolvimento, além de auxiliar na compreensão de conteúdos relacionados a várias das múltiplas inteligências. Por ser uma disciplina onde a ludicidade, a liberdade e a individualidade se expressam, torna-se ambiente ideal para aprendizagem tanto das crianças normais, quanto das com necessidades educativas especiais e propicia o relacionamento entre elas. Ao proporcionar o desenvolvimento integral, de aspectos motores, afetivos, cognitivos e sociais, a Educação Física capacita a criança especial a se incluir na sala regular e a fazer parte do sistema educacional comum. Realizada dentro de uma perspectiva da inclusão por meio da Educação Física baseando também nas Inteligências Múltiplas e de acordo com as idéias dos autores citados, venha a tornar-se disciplina indispensável na escola inclusiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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