dc.contributor.advisor | Rodrigues, Claudia Flores | |
dc.creator | Souza, Maria do Carmo Ferreira de | |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T15:41:40Z | |
dc.date.available | 2019-05-29T15:41:40Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16697 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, 2010. | por |
dc.description.abstract | For many physical education classes are a source of pleasure and joy, and always expected
within the school environment. From this characteristic, Physical Education can contribute to
the process of including children with special needs in regular schools. Their own content and
objectives contribute to a better perspective on aspects of child development motor, cognitive,
affective and social. Inclusion is the ideal way to ensure equal opportunities and enable
disabled children can relate to other children and establish trade to grow. This study aimed to
propose the inclusion of children with special needs in physical education classes in the early
years of elementary education, with reference to several authors and the Theory of Multiple
Intelligences. Physical Education contributes to the development, and help in the
understanding of content related to several of the multiple intelligences. Because it is a
discipline where the playfulness, freedom and individuality are expressed, it becomes an ideal
environment for both learning of normal children, as the special educational needs and
provides the relationship between them. By offering the full development of aspects of motor,
affective, cognitive and social, physical education enables the child to be included in the
special room and regular part of the common educational system. Performed within a
perspective of inclusion through the Physical Education building on Multiple Intelligences
and also in accordance with the ideas of these authors will become essential in an inclusive school discipline. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | A perspectiva da inclusão na educação física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Teófilo Otoni, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Para muitos, aulas de Educação Física são fonte de prazer e alegria, sempre bem esperadas
dentro do ambiente escolar. A partir dessa característica, a Educação Física pode contribuir
com o processo de inclusão de crianças com necessidades especiais na escola regular. Seus
conteúdos e objetivos próprios contribuem para uma perspectiva de melhor desenvolvimento
da criança nos aspectos motor, cognitivo, afetivo e social. A inclusão é o modo ideal de
garantir igualdade de oportunidades e permitir que crianças portadoras de deficiência possam
relacionar-se com outras crianças e estabelecer trocas para poderem crescer. Este estudo teve
o propósito de propor a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de
educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como referência Vários
autores e a Teoria das Inteligências Múltiplas. A Educação Física contribui para o
desenvolvimento, além de auxiliar na compreensão de conteúdos relacionados a várias das
múltiplas inteligências. Por ser uma disciplina onde a ludicidade, a liberdade e a
individualidade se expressam, torna-se ambiente ideal para aprendizagem tanto das crianças
normais, quanto das com necessidades educativas especiais e propicia o relacionamento entre
elas. Ao proporcionar o desenvolvimento integral, de aspectos motores, afetivos, cognitivos e
sociais, a Educação Física capacita a criança especial a se incluir na sala regular e a fazer
parte do sistema educacional comum. Realizada dentro de uma perspectiva da inclusão por
meio da Educação Física baseando também nas Inteligências Múltiplas e de acordo com as
idéias dos autores citados, venha a tornar-se disciplina indispensável na escola inclusiva. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |