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dc.contributor.advisorGindri, Giovana Toscani
dc.creatorSantana, Jacqueline Soares
dc.date.accessioned2019-05-31T12:12:13Z
dc.date.available2019-05-31T12:12:13Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16702
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aims to carry out a reflection from a literature review about social representations that have been constructed over the inclusion of people with special educational needs, whether physical and / or intellectual, in the educational environment, but also sharpen the reflections on concept, the social and historical reasons it is constructed a social representation, the process of building the identity of these individuals considered & quo t;special & quot;, a historical tracing of Special Education, based on official documents, an inclusive perspective. Therefore, inclusion and respect for differences, in general, are in a constant and collective action, where school and other social institutions need to recognize partners. Hence the importance of (a) educator (a) to clearly understand the social representations that permeate society and the school environment for the process of inclusion, considering that it is guaranteed from the participation in decision making and above all, by respecting differences.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectSocial inclusioneng
dc.titleRepresentações sociais, construção da identidade e educação inclusiva: um panorama da educação especial e suas implicações no contexto educacionalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Feira de Santana, BA, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo objetiva realizar uma reflexão a partir de uma revisão bibliográfica em torno das representações sociais que vêm sendo construídas em relação à inclusão de pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais, sejam físicas e/ou intelectuais, no meio educacional, como também aguçar reflexões sobre o conceito, as razões sociais e históricas em que é construída uma representação social, a processo de construção da identidade desses sujeitos considerados “especiais”, traçando um percurso histórico da Educação Especial, pautado em documentos oficiais, numa perspectiva inclusiva. Pois, a inclusão e o respeito às diferenças, de modo geral, constituem-se em uma ação coletiva e constante, onde escola e demais instâncias sociais precisam se reconhecer parceiras. Daí, a importância do (a) educador (a) ter clareza das representações sociais que perpassam a sociedade e o ambiente escolar no tocante ao processo de inclusão, tendo em vista que a mesma é garantida a partir da participação na tomada de decisões e acima de tudo, pelo respeito às diferenças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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