dc.contributor.advisor | Gindri, Giovana Toscani | |
dc.creator | Santana, Jacqueline Soares | |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T12:12:13Z | |
dc.date.available | 2019-05-31T12:12:13Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16702 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aims to carry out a reflection from a literature review about social
representations that have been constructed over the inclusion of people with special
educational needs, whether physical and / or intellectual, in the educational
environment, but also sharpen the reflections on concept, the social and historical
reasons it is constructed a social representation, the process of building the identity
of these individuals considered & quo t;special & quot;, a historical tracing of Special
Education, based on official documents, an inclusive perspective. Therefore,
inclusion and respect for differences, in general, are in a constant and collective
action, where school and other social institutions need to recognize partners. Hence
the importance of (a) educator (a) to clearly understand the social representations
that permeate society and the school environment for the process of inclusion,
considering that it is guaranteed from the participation in decision making and above all, by respecting differences. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Representação social | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Representation | eng |
dc.subject | Social inclusion | eng |
dc.title | Representações sociais, construção da identidade e educação inclusiva: um panorama da educação especial e suas implicações no contexto educacional | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Feira de Santana, BA, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva realizar uma reflexão a partir de uma revisão bibliográfica em
torno das representações sociais que vêm sendo construídas em relação à inclusão
de pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais, sejam físicas
e/ou intelectuais, no meio educacional, como também aguçar reflexões sobre o
conceito, as razões sociais e históricas em que é construída uma representação
social, a processo de construção da identidade desses sujeitos considerados
“especiais”, traçando um percurso histórico da Educação Especial, pautado em
documentos oficiais, numa perspectiva inclusiva. Pois, a inclusão e o respeito às
diferenças, de modo geral, constituem-se em uma ação coletiva e constante, onde
escola e demais instâncias sociais precisam se reconhecer parceiras. Daí, a
importância do (a) educador (a) ter clareza das representações sociais que
perpassam a sociedade e o ambiente escolar no tocante ao processo de inclusão,
tendo em vista que a mesma é garantida a partir da participação na tomada de
decisões e acima de tudo, pelo respeito às diferenças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |