Mostrar registro simples

dc.creatorSchuster, Gliciane
dc.date.accessioned2019-05-31T13:46:00Z
dc.date.available2019-05-31T13:46:00Z
dc.date.issued2018-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16705
dc.description.abstractThis writing is inserted in the field of the visual arts and education, in the context of the formation of the subject. The objective of the study is, based on the ideas of "stain" and "gesture", cut off from a poetic process carried out in the visual arts, to think of its potential as a formation experience. Methodologically, a qualitative approach is adopted, with bibliographical, documentary and image analysis. In the collection of data, theoretical materialities were used in bibliographies, documents, images, cinematographies, reports and poetic narratives. The reflection was built on the notions of "stain", "experience" and "gesture" by re-reading the theoretical constructions of Walter Benjamin (2013), Giorgio Agamben (2012) and Vilém Flusser (1994), among others. The expectation is to contribute with studies in education and arts, whose approaches reside on experience and formation from poetic processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExperiência estéticapor
dc.subjectManchapor
dc.subjectGestopor
dc.subjectPoéticaspor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectAesthetic experienceeng
dc.subjectStaineng
dc.subjectGestureeng
dc.subjectPoeticseng
dc.subjectFormationeng
dc.titleA mancha e o gesto: potências formativaspor
dc.title.alternativeThe stain and the gesture: formative powerseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta escrita insere-se no campo das artes visuais e educação, no contexto da formação do sujeito. O objetivo do estudo é, a partir das ideias de “mancha” e “gesto”, recortadas de um processo poiético realizado nas artes visuais, pensar a sua potencialidade como experiência de formação. Metodologicamente adota-se uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica, documental e de imagens. Na coleta de dados foram utilizadas materialidades teóricas em bibliografias, documentos, imagens, cinematografias, relatos e narrativas poéticas. A reflexão foi construída sobre as noções de “mancha”, “experiência” e “gesto” por meio de releitura sobre as construções teóricas de Walter Benjamin (2013), Giorgio Agamben (2012) e Vilém Flusser (1994), entre outros. A expectativa é contribuir com estudos em educação e artes, cujas abordagens residam sobre a experiência e a formação a partir de processos poéticos.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Silva, Tatielle Rita Souza da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279130458908455por
dc.contributor.referee2Bandeira, Belkis Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0910318995270819por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653732088087346por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International