dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Sônego, Fabricia | |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T14:40:52Z | |
dc.date.available | 2019-05-31T14:40:52Z | |
dc.date.issued | 2009-12-05 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16709 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This article was aimed at researching the digital inclusion of students from rural school. The
research took place in rural school inside the city of Restinga Sêca, which serves 15 students in multigrade classes, with teachers Unidocentes 2 years / per teacher).
The students from rural schools mentioned, the vast majority do not have access to new technologies such as computer. Thus the study sought to find a way to achieve the digital
inclusion of rural students from the use of educational games in order to check how is adaptation
/ use of games as it is provided access to technological means. To check this issue, we used the
theoretical approach on e-inclusion, as well as field research with students. Feasibility of the use
of an educational computer game and observed behavior at work. After the data analysis can be
seen that the adaptation of students without any contact with new technologies is a natural and
pleasurable once the technological means are available to students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Jogos educativos | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Digital inclusion | eng |
dc.subject | Educational games | eng |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.title | Inclusão digital de alunos de escola rural | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a inclusão digital de alunos de escola rural. A
pesquisa se deu em escola rural do interior do município de Restinga Seca, a qual atende 15
alunos, em turmas multisseriadas, com professores unidocentes (dois anos/série por professor).
Dos alunos da escola rural citada, a grande maioria não tem acesso às tecnologias, como
computador. Assim o estudo pretendeu pesquisar uma forma de viabilizar a inclusão digital de
alunos rurais a partir da utilização de jogos educativos a fim de verificar de que maneira ocorre a
adaptação/utilização dos jogos, uma vez que é disponibilizado o acesso aos meios tecnológicos.
Para verificação desta questão utilizou-se o levantamento teórico sobre a inclusão digital, bem
como pesquisa de campo com os alunos de escolas rurais. Viabilizou-se a utilização de um jogo
educativo de computador e observaram-se os comportamentos durante o trabalho. Após a análise
de dados pode-se verificar que a adaptação dos alunos mesmo sem nenhum contato com as novas
tecnologias se dá de forma natural e prazerosa uma vez que os meios tecnológicos são
disponibilizados aos alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |