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dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorSônego, Fabricia
dc.date.accessioned2019-05-31T14:40:52Z
dc.date.available2019-05-31T14:40:52Z
dc.date.issued2009-12-05
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16709
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis article was aimed at researching the digital inclusion of students from rural school. The research took place in rural school inside the city of Restinga Sêca, which serves 15 students in multigrade classes, with teachers Unidocentes 2 years / per teacher). The students from rural schools mentioned, the vast majority do not have access to new technologies such as computer. Thus the study sought to find a way to achieve the digital inclusion of rural students from the use of educational games in order to check how is adaptation / use of games as it is provided access to technological means. To check this issue, we used the theoretical approach on e-inclusion, as well as field research with students. Feasibility of the use of an educational computer game and observed behavior at work. After the data analysis can be seen that the adaptation of students without any contact with new technologies is a natural and pleasurable once the technological means are available to students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectEducational gameseng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleInclusão digital de alunos de escola ruralpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo teve por objetivo pesquisar sobre a inclusão digital de alunos de escola rural. A pesquisa se deu em escola rural do interior do município de Restinga Seca, a qual atende 15 alunos, em turmas multisseriadas, com professores unidocentes (dois anos/série por professor). Dos alunos da escola rural citada, a grande maioria não tem acesso às tecnologias, como computador. Assim o estudo pretendeu pesquisar uma forma de viabilizar a inclusão digital de alunos rurais a partir da utilização de jogos educativos a fim de verificar de que maneira ocorre a adaptação/utilização dos jogos, uma vez que é disponibilizado o acesso aos meios tecnológicos. Para verificação desta questão utilizou-se o levantamento teórico sobre a inclusão digital, bem como pesquisa de campo com os alunos de escolas rurais. Viabilizou-se a utilização de um jogo educativo de computador e observaram-se os comportamentos durante o trabalho. Após a análise de dados pode-se verificar que a adaptação dos alunos mesmo sem nenhum contato com as novas tecnologias se dá de forma natural e prazerosa uma vez que os meios tecnológicos são disponibilizados aos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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