dc.contributor.advisor | Mallmann, Elena Maria | |
dc.creator | Sperafico, Douglas Neilor | |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T14:59:17Z | |
dc.date.available | 2019-05-31T14:59:17Z | |
dc.date.issued | 2009-11-19 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16710 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work aims to evince the possibilities opened by the technological innovations in
education, specially in mathematics apprenticeship measured by computer like experimental
possibility, visualization of multiple facets, generalization, supposition and of curricular concepts.
In this work is described and exemplified in which circumstance the students, at the time they work
with the apprenticeship objects of the Rede Interativa Virtual de Educação- Virtual Interative Net
(RIVED)-, identify the mathematics implicit concepts in their exploration. The reflection about the
results are around the impacts of the integration of the apprenticeship objects in the classroom,
with a trend to the relation between mathematics and technology. The necessity that more
inovations must be accomplished and that the educators should be prepared to act in this new
context that is shown and that enables the undo of hoax of the computer in the classroom is
evinced in this study. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Aprendizagem matemática mediada por computador | por |
dc.subject | RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) | por |
dc.subject | Technologies of the information and communication | eng |
dc.subject | Apprenticeship objects | eng |
dc.subject | Apprenticeship of mathematics measured by computer | eng |
dc.title | Aprendizagem matemática mediada por objetos de aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo é salientar as possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas em
educação, especialmente na aprendizagem matemática mediada por computador como
possibilidade de experimentação, visualização de múltiplas facetas, generalização, conjeturação e
demonstração de conceitos curriculares. Descreve-se e exemplifica-se em que medida os
educandos, ao trabalharem com os objetos de ensino-aprendizagem da Rede Interativa Virtual de
Educação (RIVED), identificam os conceitos matemáticos escolares implícitos em sua exploração.
A reflexão sobre os resultados gira em torno dos impactos da integração de objetos de
aprendizagem em sala de aula, com um olhar para a inter-relação da matemática com a
tecnologia. Salienta-se a necessidade de que mais inovações sejam realizadas e educadores
estejam preparados para agir neste novo contexto que se apresenta possibilitando a
desmi(s)tificação do computador em sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |