dc.contributor.advisor | Hoelzel, Carlos Gustavo Martins | |
dc.creator | Streck, Farlí Lilian Borfe | |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T15:38:27Z | |
dc.date.available | 2019-05-31T15:38:27Z | |
dc.date.issued | 2010-10-04 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16713 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The fast development and dissemination of technologies in various daily activities, it is necessary that the schools also integrate these resources for acquisition and improvement of knowledge. In this sense, this research aims to investigate the use of information technology and communications to support teaching in public schools in Paraíso do Sul consisted of a descriptive study, using the technical procedure through a questionnaire survey to collect data on types, quantities and use of technological resources made by teachers in planning and implementing their lessons. Data analysis was carried out using a qualitative and quantitative approach. It was developed with all teachers of public schools, comprising teachers from preschool through eighth grade teachers. Justified by the need to investigate, understand and interpret data on the use of technologies in the city, trying to see how well they are being used, major doubts and anxieties in relation to such use. It is intended, with the results of research, provide support for a proper evaluation or even the Municipal Secretary of Education to seek, in accordance with the requirements, updates and future investments by optimizing the use of information technology and communication in the process of Teaching and Learning in Education City. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Paraíso do Sul | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Teaching-learning | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.title | O uso das tecnologias da informação e da comunicação na rede municipal de ensino de Paraíso do Sul | por |
dc.title.alternative | The use of information technologies and communication in the municipal school of Paraíso do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Com a rápida expansão e disseminação das tecnologias nas variadas atividades cotidianas, faz-se necessário que as escolas também integrem esses recursos para aquisição e aprimoramento do conhecimento. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como suporte didático nas Escolas públicas Municipais de Paraíso do Sul. Constituiu-se de um estudo descritivo, utilizando como procedimento técnico o levantamento através de um questionário para coleta de dados sobre tipos, quantidades e uso de recursos tecnológicos feito pelos professores no planejamento e aplicação de suas aulas. A análise dos dados se deu por meio de uma abordagem qualiquantitativa. Foi desenvolvido com todos os professores das Escolas públicas Municipais, contemplando professores de pré-escola até professores de oitava série. Justifica-se pela necessidade de investigar, conhecer e interpretar dados sobre o uso das tecnologias no Município, procurando assim verificar como estão sendo utilizadas, principais dúvidas e anseios em relação a essa utilização. Pretende-se, com os resultados da pesquisa, oferecer subsídios para uma avaliação própria ou até mesmo da Secretária Municipal de Educação para buscar, de acordo com as necessidades, futuros investimentos e atualizações otimizando o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem na Educação Municipal. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |