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dc.contributor.advisorAntunes, Mara Rubia
dc.creatorSoldateli, Letícia
dc.date.accessioned2019-06-03T11:34:00Z
dc.date.available2019-06-03T11:34:00Z
dc.date.issued2009-01-19
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16715
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCorpopor
dc.titleO corpo e a relação com o mundo: a educação física e as pessoas com necessidades educacionais especiaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO corpo é expressão, é sentimento, é vida, através dele mostramos o que somos. A nossa relação com o mundo se dá através do corpo. Esse aspecto nos faz pensar na união de duas áreas de conhecimento: Educação Especial e Educação Física, como possíveis e transformadoras, buscando um refletir e repensar a educação, com pensamentos sobre diversidade, diferente, inclusão, dentre outros aspectos. E, assim, nos tornamos impulsionados a buscar, encontrar respostas para os nossos questionamentos, e um deles é o tema deste estudo: o corpo de alunos com necessidades educacionais especiais como meio de relacionamento com o mundo. Pretende-se com este estudo, mostrar como professores de Educação Física trabalham o corpo de alunos com necessidades educacionais especiais como meio de relacionamento com o mundo. Esta pesquisa caracteriza-se como Estudo de caso, dentro de uma abordagem qualitativa, a entrevistada foi 01 professora de Educação Física, que desenvolve suas atividades com os alunos com necessidades educacionais especiais, de uma escola da rede pública no município de Balneário Camboriú/SC/Brasil. Teve-se como encaminhamentos metodológicos: identificação das escolas que possuem alunos com necessidades educacionais especiais que participam das aulas de Educação Física; aplicação da entrevista semi-estruturada com a professora que trabalha com os alunos com necessidades educacionais especiais, transcrição e análise dos dados. Pensar no trabalho do corpo com os alunos com necessidades educacionais especiais como meio de relacionamento com o mundo é essencial e extremamente importante, é uma maneira de repensar a educação e tentar driblar aquilo que o mercado impõe. Aprender a conviver com a diversidade e valorizá-la é fundamental, é fazer uma leitura com olhos de quem aceita o mundo com as diversas diferenças, as quais brotam da individualidade do ser humano, é ajudar a construir um mundo novo, Gaio (2006). Não aceitar a diferença, não reconhecê-la e não fazer dela instrumento de construção, crescimento social e igualdade entre pessoas. É preciso pensar na aceitação da diferença, reconhecer a diferença, fazer dela um instrumento de construção, crescimento social e igualdade entre pessoas. O que for feito nos dias de hoje em nome da questão da deficiência terá significados no mundo de amanhã.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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