Sobre a utilização da história da matemática em atividades didáticas para o nono ano do ensino fundamental
Visualizar/ Abrir
Data
2012-01-04Autor
Santos, Thanise Azzolin dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta monografia apresenta um estudo sobre a abordagem da História da
Matemática em atividades didáticas feita por Miguel (1993). Além disso, apresenta
uma análise de três livros didáticos de Matemática, para turmas de nono ano do
Ensino Fundamental, baseada na categorização sugerida por Vianna (2000). A partir
do estudo e da análise, anteriormente citados, foram elaboradas atividades didáticas
sobre oito temas estudados no nono ano (notação científica e potência;
propriedades da potência; radiciação; plano cartesiano; teorema de Tales;
semelhança de triângulos; área e perímetro; funções seno e cosseno) objetivando
auxiliar professores de Matemática do nono ano do Ensino Fundamental. Ao final do
trabalho verificou-se que a História da Matemática é pouco abordada nos livros
didáticos analisados. E com relação à síntese feita sobre o estudo de Miguel (1993),
o qual apresenta treze funções à História da Matemática, destaca-se a preferência
pela função da História da Matemática como História-Significação. A qual foi
utilizada como base para a elaboração das atividades didáticas desenvolvidas nessa
monografia.
Coleções
- Educação Matemática [27]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: