Um olhar sobre as políticas públicas para a educação infantil : a inserção das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil n°5/2009 no cotidiano escolar de uma EMEI
Resumo
Atualmente todos os níveis da Educação Básica no Brasil têm passado por mudanças em suas estruturas com a implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem sempre estas são legitimadas no cotidiano escolar. Nesse propósito, a problemática deste estudo monográfico centra-se em conhecer como estão sendo implementadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) fixadas pela Resolução Nº 5/2009, no cotidiano de uma escola de Educação Infantil no município de Santa Maria/RS. Considera-se relevante esta pesquisa, por proporcionar um olhar sobre as políticas públicas para a Educação Infantil, trazendo reflexões sobre a gestão educacional em âmbitos macro e micro, o que contribui de forma significativa para a formação de especialistas em Gestão Educacional. Para tanto, o objetivo geral é: Identificar de que forma estão sendo implementadas as DCNEIs, em uma Escola de Educação Infantil, no município de Santa Maria/RS a partir do diálogo com professores que atuam no exercício da gestão e docência na Educação Infantil. Desse modo, os objetivos específicos são: Analisar no cotidiano escolar quais as possibilidades de mudança que a implantação das DCNEIs traz para as práticas pedagógicas dos professores no exercício da gestão e da docência na Educação Infantil e Identificar elementos que demonstram uma possível legitimação das DCNEIs no cotidiano escolar. Para contemplar esses objetivos tornou-se essencial conhecer as políticas públicas específicas para o nível da Educação Infantil e, também, realizar uma pesquisa com base qualitativa, envolvendo professores em atuação na docência e na gestão em Educação Infantil. Portanto, observou-se quanto à legitimação das DCNEIs no cotidiano escolar, a partir do diálogo com os professores que atuam na docência, que em relação às práticas pedagógicas em sala de aula as mudanças estão em processo, já aqueles que atuam na gestão, referem que as discussões em relação às DCNEIs e a reformulação dos documentos da escola estão acontecendo gradativamente, ao passo que a gestão municipal de ensino, também, está se articulando para contemplar as DCNEIs.
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- Gestão Educacional [294]
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